sábado, janeiro 28, 2012

CONCURSO DE POESIA - Edição 2012 - Movimento Cultural Brasil Casual

Movimento Cultural Brasil Casual
Seção Literária do Jornal O Liberal
CONCURSO DE POESIA - Edição 2012
Apoio Cultural: Federação Brasileira dos Alternativos Culturais
               Associação Internacional Poetas Del Mundo (Consulado sergipano)
                 Movimento Cultural Internacional A Plêiade­ ­ 

A Coordenação do Movimento Cultural Brasil Casual lança nesta data o CONCURSO DE POESIA - Edição 2012, que selecionará os melhores textos, observadas as especificações constantes deste Edital.
O prazo de inscrição para a participação no CONCURSO é até 30 de Maio de 2012, mediante o encaminhamento das obras literárias à Coordenação Geral do Concurso, conforme disposto no item 2 deste Edital.

1 DO OBJETO
1.1. O presente Edital tem como objeto a seleção de obras literárias, na modalidade Poesia, observadas as especificações abaixo, objetivando selecionar e destacar os trabalhos com maiores qualidades literárias.
1.2.  A  taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais) POR CADA 2 TRABALHOS ENVIADOS. O limite por participante é de 4 poesias.
1.3.  Os trabalhos terão TEMA LIVRE.
1.4.  Os trabalhos não precisam ser inéditos.

2 DAS INSCRIÇÕES
2.1   A inscrição no Concurso dar-se-á mediante encaminhamento das obras literárias ao endereço:

A/C Emerson Maciel Santos
Av. Augusto Franco, 3753. Edifício Lyon 801
Bairro: Ponto Novo
Aracaju – SE CEP: 49047-040

2.2 As inscrições só serão recebidas pelo correio até o prazo estabelecido, considerando, para tanto, a data de postagem dos correios.
2.3 Cada participante poderá inscrever até 3 (três) poesias, sendo vedada a participação de coautoria.
2.4   No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar, além do comprovante da inscrição (depósito no Banco do Brasil – ag. 3546-7 conta 29641-4, em nome de Luciana Novais, ou na Caixa Econômica Federal – ag. 2186 conta 1332-3 poupança, em nome de Emerson Maciel Santos, se achar mais prático, poderá ser enviado o valor em espécie em um envelope menor a parte), o trabalho em 3 (três) cópias impressas, na seguinte formatação: papel A4, fonte 12 (arial ou times new roman) com no máximo 30 versos (linhas).
2.5   Os trabalhos deverão ser enviados em envelope grande que deverá conter também um envelope pequeno lacrado e em seu interior uma folha A4 contendo: Nome, Pseudônimo, Data de Nascimento, Endereço Completo, E-mail, Telefones e uma mini-biografia. No Exterior desse envelope menor deve constar apenas:

Ø  Títulos do(s) trabalho(s)
Ø  Pseudônimo do autor

Obs.: As obras não poderão ter identificação de autoria, sendo que no rodapé da página deverá constar apenas o pseudônimo do autor. No exterior do envelope maior pode constar identificação.

2.7 Logo após o certame as obras literárias inscritas não serão devolvidas, sendo incineradas após o encerramento do concurso.
2.8   É responsabilidade exclusiva do autor inscrito a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais.

3 DA PARTICIPAÇÃO

3.1 O CONCURSO DE POESIA do Movimento Cultural Brasil Casual - Edição 2012 é de abrangência internacional e aberto a todo escritor que produza em língua portuguesa.
3.2. É vedada a participação dos membros da comissão organizadora e julgadora.
3.3   Os autores deverão ser maiores de 18 anos de idade.

4 DO JULGAMENTO

4.1   Os trabalhos inscritos serão submetidos, para análise e julgamento, à Comissão Julgadora constituída por pessoas com reconhecida capacidade intelectual, cuja decisão será soberana, não cabendo qualquer recurso quanto aos resultados por ela apontados.
4.2 Os nomes dos integrantes da Comissão Julgadora serão revelados somente na data da divulgação dos resultados.
4.3 Os textos serão julgados com base nos critérios de criatividade, qualidade técnica do texto e domínio da língua portuguesa.
4.4   A Comissão Julgadora poderá, a seu critério, conceder Menção Honrosa.
4.5 O resultado do Concurso será divulgado no periódico Jornal O Liberal e no endereço eletrônico: www.emersonmaciel.com.br.
4.6   Os autores classificados serão contatados através de correspondência pessoal.

5 DA PREMIAÇÃO

5.1 A premiação será de:
            1º prêmio: Kit Literário contendo Livro e Cd + 1 ano de assinatura grátis do Jornal O Liberal (com direito a publicação de trabalhos literários) + Certificado;
            2º prêmio: Certificado + 6 meses de assinatura grátis do Jornal O Liberal (com direito a publicação de trabalhos literários);
            3º prêmio: Certificado + 3 meses de assinatura grátis do Jornal O Liberal (com direito a publicação de trabalhos literários).

5.2   Menções Honrosas: Certificado.

6 DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES

6.1 Aos Autores será assegurado o reconhecimento dos direitos autorais dos trabalhos premiados, atendendo às especificações contidas no item 6.2 deste Edital, permanecendo proprietário(a) de seus direitos para quaisquer outros usos que não os aqui especificados;
6.2 Os autores, ao se inscreverem no presente concurso, concordam com a cedência de nome e imagem ao Movimento Cultural Brasil Casual para fins promocionais deste certame.
6.3   À Comissão Organizadora compete promover a divulgação deste Edital nos meios de comunicação e no endereço eletrônico www.emersonmaciel.com.br e no Jornal O Liberal e publicar os resultados dos textos selecionados pela Comissão Julgadora, de acordo com as especificações constantes neste Edital.

7 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1   O ato de inscrição implica no conhecimento e concordância com os termos do Concurso estabelecidos no presente Edital, sendo que os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.
7.2   Eventuais pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados ao endereço eletrônico contato@emersonmaciel.com.br
7.3   O descumprimento das obrigações e regras constantes do presente Edital, pelos participantes, implicará na eliminação imediata desses do certame.

Aracaju, SE 11 de Janeiro de 2012

Emerson Maciel Santos
Luciana Novais Maciel

sábado, janeiro 21, 2012

Concurso - Academia Divinopolitana de Letras

Pelo Cinquentenário da Academia Divinopolitana de Letras, 1961-2011, e Centenário da emancipação político-administrativa de Divinópolis, 1912-2012.

________________________________________

Nota prévia:
1. São quatro concursos tradicionais com tema livre: Poesia livre, Prosa, Sonetos, e Trovas; além de um quinto concurso - de Poesia, Trova, Soneto e Crônica - abordando temas relacionados à história e às coisas de Divinópolis;
2. Se você deseja participar de mais de um concurso ou de todos, envie todo o seu material em um mesmo envelope;
3. Para cada um dos concursos, anexe um envelope pequeno, tendo por dentro seu nome e endereço completo, e por fora, pseudônimo e títulos dos trabalhos;
4. O quinto concurso é apenas para divinopolitanos natos e pessoas residentes em Divinópolis;
5. O pseudônimo deve ser o mesmo para todos os concursos.

Concursos ADL 2011/2012:
A - XX Concurso Internacional de Trovas “Jadir Vilela de Souza” - até três trovas escritas, cada uma, por fora de um pequeno envelope, que contenha, por dentro, sua identificação (nome e endereço completo).
B - XX Concurso Internacional de Sonetos “Sebastião Bemfica Milagre” - até dois sonetos em três vias sob pseudônimo.
C - XVIII Concurso Nacional de Prosa “Nylce Mourão Gontijo” - até dois contos e/ou crônicas, em três vias, sob pseudônimo.
D - IV Concurso Nacional de Poesia Livre* - até duas poesias de até 30 versos em três vias, sob pseudônimo.

Observações:
- Só concorre texto em Português.
- O concurso de crônicas é limitado ao território nacional.
- O concurso de Poesia Livre é somente para brasileiros, mesmo residindo no exterior.
- Serão impugnados e afastados do certame textos ofensivos a instituições nacionais, à moral e às religiões.
- É vedada a participação do coordenador e dos julgadores. Quaisquer outros, incluindo membros da ADL, podem participar.
- Envie seus textos para a Academia Divinopolitana de Letras - Caixa Postal 28; Divinópolis/MG, 35500-970, Brasil - de modo que a correspondência chegue ao destino até o dia 10 de abril de 2012. Textos recebidos após essa data não participam.
- A comissão julgadora terá até o dia 10 de maio para apontar os três melhores trabalhos de cada concurso, classificando-os em 1º, 2º e 3º lugares.

Premiação:
Placas aos vencedores e Certificados de Classificação serão entregues em sessão especial da ADL no dia 09 de junho de 2012 ou por posterior remessa postal. Os classificados serão notificados do resultado.

http://www.adletras.com.br/index.asp?c=paginas&modulo=informativo_exibe&url=228&navegacao_categoria=Menu&navegacao_subcategoria=Concursos%20ADL%202011-2012

1º Concurso de Poesia “Camaçari em Versos”.

“Desengavete seus Poemas”
A Biblioteca Pública Municipal Jorge Amado, por meio da Secretaria de Cultura de Camaçari, torna público aos interessados a realização do 1º Concurso de Poesia “Camaçari em Versos”.
Informações:
a) Concurso de Poesias b) Tema: Camaçari c) Podem participar autores brasileiros sem quaisquer livros de sua autoria publicados d) Publicação em coletânea - 10 exemplares para cada autor
e) Cada poeta poderá concorrer com 03 obras , sendo que apenas 01 poderá ser premiada. Prazo: 10 de Fevereiro de 2012
REGULAMENTO
1. TEMA O tema do Concurso é o Município de Camaçari 2. OBJETIVO No intuito de incentivar a criação, promover a publicação e valorizar a expressão literária por meio da poesia é instituído o Concurso de Poesia “Camaçari em Versos”. 3. DO CONCURSO O Concurso tem por objeto a seleção de poesias inéditas, que não tenham sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação ou publicação antes da inscrição no concurso e até a divulgação do resultado e que o candidato não possua qualquer material editado. O tema é o Município de Camaçari e o texto deve ser em língua portuguesa. 4. DAS INSCRIÇÕES 4.1 Não poderão concorrer ao concurso, o candidato que já tenha alguma obra publicada, caso a inscrição seja efetivada, acarretará no cancelamento da mesma. 4.2 Poderão inscrever-se no Concurso de Poesias Camaçari em Versos, brasileiros, maiores de dezoito anos, que não possuam livro editado. 4.3. Cada autor deverá participar com 03 (três) poesias, mas apenas 01 será escolhida. 4.4 As inscrições estarão abertas no período de 21 (vinte e um) de novembro de 2011 a 10 (dez) de fevereiro de 2012, devendo conter 09 envelopes como descrito no 4.7.1 e ser entregue pessoalmente no seguinte endereço:
Biblioteca Publica Municipal Jorge Amado
Avenida 28 de Setembro ( Antiga Radial “A”) – N°338 Centro
Camaçari- BA.Telefone -71 – 3621 4781 /0462
(De segunda a Sexta das 09 às 16 h)
4.5. Só serão aceitos os trabalhos entregues dentro do prazo estipulado.
4.6. A inscrição estará efetivada a partir do recebimento dos documentos pela Direção da Biblioteca Publica Municipal Jorge Amado.
4.7. Os documentos para inscrição deverão ser encaminhados observando-se
os seguintes procedimentos:
4.7.1. Envelope nº 1 - O Envelope nº 1 deverá conter:
- cópia impressa das poesias, assinadas pelo pseudônimo, do RG e do comprovante de endereço intitulado por “Concursos de Poesia (Camaçari em Versos).
4.7.1.2 Envelope de nº 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 - Os Envelopes deverão conter:
- Cópia impressa das poesias, assinadas apenas pelo pseudônimo e intitulado por “Concursos de Poesia (Camaçari em Versos).
4.7.2 Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, trocas, alterações, inserções
ou exclusões de partes ou de quaisquer das poesias após a entrega, ainda que dentro do prazo de recebimento.
.
4.7.2.1. A não apresentação dos documentos indicados implicará na automática desclassificação da inscrição.
4.8. Não poderão concorrer os membros da Comissão Julgadora, servidores da Secretaria de Cultura do Municio de Camaçari e demais pessoas envolvidas na organização do Concurso.
5. DAS POESIAS
.5.1. As três poesias deverão ser, obrigatoriamente, inéditas e originais, vedada a publicação anterior, total ou parcial.
5.2. Os três trabalhos deverão ser do mesmo autor, vedada a co-autoria.
5.3. Não poderá conter nenhum dado que possa identificar a autoria, a assinatura deverá ser através de pseudônimo.
5.4 As poesias encaminhadas para seleção não serão devolvidas.
5.5. A apresentação das poesias deverá observar os requisitos a seguir:
a) Cada um dos três trabalhos deverá ser precedido da identificação do concurso (Camaçari em versos) e do título da poesia;
b) Impressão em folha de papel branca, em formato A-4;
c) Digitação do texto em espaço 1,5 (entrelinhas), em corpo 12, fonte Arial, cor
preta;
d ) Cada poesia deve conter no máximo de 20 linhas e no mínimo 08.
6. DO JULGAMENTO
6.1. As poesias serão avaliadas em até 10 (dez) dias contados da data final de inscrição por Comissão Julgadora especialmente designada pela Biblioteca Jorge Amado, composta por membros de comprovada vinculação com a área
literária. 6.2. A Comissão Julgadora selecionará o trabalho de 10 (dez) autores pelo conjunto das três poesias, registrando tudo em ata. 6.3 A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo recurso em qualquer instância. 6.4 A poesia será avaliada quanto à originalidade, criatividade, coesão e coerência temática; 6.5. Concluídos os trabalhos e divulgados os resultados do Concurso de Poesias, a Comissão Julgadora tornar-se-á automaticamente extinta. 6.6. A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões, das quais não caberá nenhum tipo de recurso. 7. DA PREMIAÇÃO 7.1. A divulgação do resultado está prevista para o mês de março de 2012, data da realização do 11ª Chá Literário. 7.2. O concurso conferirá os seguintes prêmios: 7.2.1. Distribuição de 10 exemplares dos minilivros publicados a cada participante premiado e placa de Premiação com a identificação do respectivo concurso literário. 8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 8.1. O concurso poderá ser revogado em qualquer de suas fases, por motivos de oportunidade e conveniência administrativa, devidamente justificada, sem que caiba aos respectivos participantes direito a reclamação ou indenização, cabendo aos autores o direito à devolução dos trabalhos. 8.2. Somente serão divulgados os autores selecionados. 8.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretária da Cultura de Camaçari e a Biblioteca Pública Municipal Jorge Amado, quando couber

Concursos Literários: 10.02.2012 - PRORROGADO - 8º Prêmio Barco a Vapor

Concursos Literários: 10.02.2012 - PRORROGADO - 8º Prêmio Barco a Vapor: Informações: a) Concurso de Livros Inéditos (Infanto-Juvenil) b) Aceitam-se Romance, Novela e Conto (Coletâneas de contos não serão acei...

Concurso 'Sua Poesia Vai à Feira'

A Academia Rio-Grandina de Letras, em conjunto com a Fundação Universidade Federal do Rio Grande, recebe inscrição para o concurso literário “Sua Poesia Vai à Feira” .

Mais informações sobre o concurso literário poderão ser obtidas com o coordenador, Marcos Costa Filho pelo e-mail: marpoeta.papareia@yahoo.com.br , telefones (53) 3236.4957 , 9114.9236 ou pelo endereço, diex@furg.br, número (53) 3233.6826. 
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=22914

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Concurso literário Vozes da Diversidade

concurso literário Vozes da Diversidade

O objetivo do concurso literário, que é realizado em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, é a publicação de um livro com contos e crônicas de diversos autores nacionais sobre o universo da diversidade sexual.
Inscrição – Cada autor pode participar com até três trabalhos, que devem ser enviados para o email vozesdadiversidade@yahoo.com.br.

PRÊMIO BRASÍLIA DE LITERATURA 2012

O Prêmio Brasília de Literatura 2012 será outorgado aos colocados em 1° e 2° lugares das categorias relacionadas a seguir, podendo concorrer apenas obras editadas e publicadas no Brasil, entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2011.

http://www.bienalbrasildolivro.com.br/concursos

Concurso Literário 2012 – O Ano do Fim

O fim do mundo é um tema que vem sendo abordado há muitos anos. As mais diversas teorias foram conjecturadas, indo dos Maias a Nostradamus, mas qual delas se realizará?
É nesse momento de tensão que a humanidade vive enquanto se avizinha o cabalístico ano de 2012 que você, autor, tem a chance de compartilhar sua teoria. Como você contaria sua versão para o fim do mundo em 2012?
A Tecnofantasy Estúdio e Editora, portanto, traz ao público mais um de seus concursos culturais, onde pretende selecionar 8 contos que descrevam o fim do mundo. Essa é uma grande chance para demonstrar o grau de sua inventividade enquanto autor.
Seja criativo e apresente sua visão, teoria ou profecia de como o mundo irá acabar, ou se modificar definitivamente, em 2012. Seja por uma infestação zumbi, invasão alienígena ou ataque dos tomates assassinos.
Serão selecionados 8 autores para compor a antologia: 2012 – O ano do fim, que será publicada em Julho de 2012.
Poderá concorrer qualquer pessoa residente no território nacional. Não serão aceitos participantes que residam fora do Brasil. É vedada a participação de funcionários da Equipe Tecnofantasy. Os participantes devem enviar para tecnofantasy@hotmail.com (assunto: 2012 – O ano do fim) nome completo, e-mail, telefone, data de nascimento.
Regras
- Cada concorrente poderá submeter até 2 contos que devem estar completos e cujo conteúdo deve ser original.
- Não serão aceitos contos já publicados por outras editoras.
- O conto deve possuir entre 5.000 e 12.000 palavras.
- O conto deve abordar a temática de fim do mundo em 2012, utilizando de qualquer mitologia existente ou mesmo desenvolvendo a própria visão do autor.
- O prazo máximo de entrega do material pronto é dia 30 de Abril de 2012. Não serão aceitos materiais enviados após 23:59 desta data.
Premiação
A premiação será a publicação do conto pelo Tecnofantasy Estúdio e Editora em uma antologia sobre o tema, com os devidos direitos aos autores. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de Maio de 2012.
Confira todas as informações sobre o concurso no site da Tecnofantasy.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Desabafo de Escritora: Concurso Literário de Contos Psicológicos

Desabafo de Escritora: Concurso Literário de Contos Psicológicos: Feliz Ano Novo! E com ele, que venham muitos sonhos realizados e muita paz! Começamos bem o ano com um concurso de contos que premiará em...

CONCURSO LITERÁRIO — CRÔNICAS: ALMOÇO EM FAMÍLIA

Iniciativa:
Aped – Apoio e Produção Editora Ltda.
e o blog: http://www.eucoracaolivros.com (Roxane Norris)

1. Regulamento para os participantes:

— Qualquer pessoa poderá participar, desde que maiores de 18 anos, e seguir o regulamento abaixo.
 
— A crônica a ser enviada deverá seguir o tema do Concurso Literário: “Almoço em Família”. Qualquer história, verídica ou não, desde que abrangendo este tema. 

— Cada participante deverá encaminhar somente uma crônica.


2. Especificações do arquivo a ser enviado

  • Três (3) páginas de Word no formato A4, com margens de 2,5 para cada lado. Fonte: arial, corpo 11, entrelinha simples ou;
  • 6215 caracteres com espaço.


3. Prazo de Inscrição e envio das crônicas: 9  de janeiro a 2 de março.


4. Votação das crônicas: 10 de março a 20 de março


5. Sobre a Votação:

— As crônicas serão postadas no blog http://www.eucoracaolivros.com  onde os leitores irão votar com notas de 1 a 10 as crônicas lidas.

— Após a votação dos leitores, as 30 crônicas mais votadas serão avaliadas pela Comissão da Aped – Apoio e Produção Editora Ltda. e do blog http://www.eucoracaolivros.com

O Concurso irá eleger 30 (trinta) crônicas premiadas e os autores vencedores serão convidados a participar do livro de Crônicas “Almoço em Família”.


6. Do Lançamento:

Evento Galeria do Autor - RJ. , evento que anunciará o próximo Codex de Ouro. (Vejam imagens do primeiro evento nos sites http://www.codexdeouro.com.brhttp://www.apededitora.com.br/blog).

—  Data e local ainda a serem dfinidos e anunciados aqui mesmo, nessa página.


7. Termos de aceite para participação do Concurso:

Entendo e aceito que as crônicas publicadas pela Aped – Apoio e Produção Editora Ltda., têm por objetivo fomentar, divulgar e prestigiar a criação literária de autores principiantes.

Entendo e aceito que, em um mesmo volume, serão publicadas diversas crônicas de autores diferentes. 

Estou ciente de que a participação neste concurso literário está sujeita à aprovação de minha obra pelos organizadores do concurso em questão.

A crônica que estou encaminhando junto com meus dados estão dentro das características especificadas no regulamento. E qualquer característica diferente fará com que a crônica seja desclassificada.

Estou ciente de que as despesas de publicação deste livro de crônicas são custeadas pelos 30 (trinta) autores premiados, que após escolhidos, participarão com a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais), dando-lhes o direito de receber 10 (dez) exemplares impressos. 

Tenho ciência de que tenho de enviar todas as obras em língua portuguesa.

A lista oficial dos ganhadores será divulgada no blog http://www.eucoracaolivros.com, além de informado via e-mail a cada ganhador. 

Estou ciente de que, se meu texto for aprovado, será celebrado um contrato de edição entre mim e a Aped – Apoio e Produção Editora.

Entendo e aceito que a editora comprometer-se-á a pagar os devidos direitos autorais aos autores cujas obras estiverem publicadas no livro. O percentual total de direito autoral será dividido pelos 30 participantes.


Entendo e aceito que o livro será comercializado pela editora nos canais de distribuição que melhor convir a editora.


Entendo e aceito que, o autor que desejar uma quantidade maior de exemplares do que oferecido pela Editora, deverá comunicar previamente a editora para que o valor possa ser acrescido no momento da inscrição. 


Após a divulgação dos vencedores, a qualquer tempo, novos exemplares poderão se solicitados, sendo objeto de nova negociação.



Se deseja participar do concurso e submeter sua crônica a nossa apreciação, o que muito nos deixaria felizes, basta enviá-la para eucoracaolivros@gmail.com juntamente com o formulário de adesão que deverá ser preenchido corretamente, nos termos já enumerados aqui.


Desde já, nós do Eu ♥ Livros e APED - Apoio e Produção Editorial LTDA desejamos a todos paticipantes boa sorte!




8 º Prêmio barco a Vapor


Prorrogado até 10 de Fevereiro de 2012
http://www.edicoessm.com.br/backend/public/pdfs/Convocatoria_BV_2012_site.pdf

Antologia Palavras sem fronteiras II

“Divulgado e distribuido na Feira del libro de Buenos Aires”

Regulamento

Prazo para envio dos textos: 25 de fevereiro de 2012
DA PARTICIPAÇÃO
1.1. A antologia "Palavras sem fronteiras II " é promovida pela Literarte- Associação Internacional de escritores e artistas.
1.2. Poderão participar da antologia todas as pessoas físicas maiores de 18 anos, ou menores com permissão do responsável, residentes legais no Brasil, bem como brasileiros residentes no exterior. Também poderão participar da Antologia escritores de outras nacionalidades, desde que a língua mantida seja a língua portuguesa.
1.3. Das características da antologia: A Antologia "Palavras sem fronteiras II “ receberá única e exclusivamente contos, poesias, trovas, haikais,sonetos e crônicas, sendo que a criatividade e imaginação do escritor darão o toque e estilo ao trabalho.
1.4. Poderão participar da antologia autores com menos de vinte e um anos,mediante autorização por escrito de um responsável legal, acompanhada de fotocópia do original de documento de identidade do mesmo para conferência e registro de inscrição.
1.5. A participação se dará no sistema de cotas, sendo que cada autor deverá proceder ao pagamento  da seguinte forma:
·         Para não associados da Literarte: R$200,00  (Duzentos reais) em parcela única ,  por texto publicado,(1 poesias ou 1 conto ou crônica) sendo depositado até o dia 15 de março, recebendo 4 exemplares.
·         Para associados Literarte: R$100,00(cem reais) em parcela única, por texto publicado (1 poesias ou 1 conto)  sendo depositado até o dia 15 de março,recebendo 4 exemplares.
·         Para autores que desejarem adquirir o livro em espanhol o valor será de R$ 40,00 por exemplar e este valor deverá ser pago no ato da inscrição juntamente com o livro em português, traremos somente os livros encomendados.
·          (Caso receba notificação que seu texto foi aprovado)
Os escritores terão direito a 8% da venda dos livros em caso de conseguirmos uma segunda publicação.
 O lançamento será no mês de abril de 2012  na Feira do livro de Buenos Aires na Argentina, e na FLIPOÇOS 2012 em Poços de Caldas MG.
1.6 Os participantes receberão um total de 4  exemplares da Antologia por participação.

Título; Palavras sem fronteiras 2
Formato: 230 X 160 mm (fechado)
Paper: OFF SET

1.7. A presente antologia será confeccionada pela  Editora Literarte, será registrada , receberá ISBN , mas cada autor é responsável por registrar suas obras, a antologia  tem como finalidade estimular a produção de contos, formação e divulgação de novos autores.

2)DA ACEITAÇÃO DOS CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS
 2.1. Serão aceitos apenas contos , crônicas e poesias em língua portuguesa, de temática pertinente a antologia, com limite de cinco  mil caracteres  por texto com espaços, em formato A4, espaços de 1,5 entre linhas, fontes times ou arial tamanho 12, acompanhados dos dados de inscrição que constam no parágrafo 5.5 desse regulamento.
2.2. Não serão aceitos fanfics nem contos que pertençam ao universo de personagens já existentes criados por outro autor.
2.3. Os contos devidamente formatados deverão ser enviados para  o email: literarte@grupoliterarte.com.br  ou atendimento@grupoliterarte.com.br  ou enviados diretamente pelo site:
Assunto: Livro para a Argentina,   junto com os dados de inscrição e demais documentos de autorização.
2.4. Os contos inscritos deverão contemplar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

(a) narrativa em primeira pessoa ou terceira pessoa;

(b) O tratamento dado ao tema será de exclusividade de cada autor.
(c) Não ultrapassar o limite de  6000 caracteres com espaços, mais uma biografia de 10 linhas.
2.5. Caso o autor deseje que seu conto tenha mais do que o espaço reservado de 6000 caracteres ele terá a opção de adquirir o valor de duas cotas, assim podendo ampliar seu espaço na antologia. Os procedimentos são os mesmo citados no item 1.5 desse regulamento, caso haja espaço na antologia liberaremos alguns autores que excedam sem custo extra.

3) NÃO SERÃO ACEITOS CONTOS, CRÔNICAS OU POESIAS QUE:

(a) possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;

(b) ofendam a liberdade de crença e as religiões;

(c) contenham dados ou informações racistas ou discriminatórias;

(d) tenham a intenção de divulgar produtos ou serviços alheios aos objetivos da antologia ou que tenham qualquer finalidade comercial;

(e) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contrária a partidos ou candidatos;

(f) tenham sido produzidos por terceiros;
(g) que não venham formatados nas normas estabelecidas por esse regulamento e descritas no item 2.1.

4) DOS CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS INSCRITOS:
4.1. Os contos inscritos serão analisados e selecionados mediante avaliação do profissional nomeado pela organização da Antologia, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. A avaliação se dará com base nos seguintes critérios:
(a) criatividade e originalidade do enredo;
(b) adequação do enredo ao universo ficcional do livro
(c) impacto do conto e qualidade dos recursos narrativos utilizados.

4.2. Ao se inscrever na Antologia o autor autoriza automaticamente a veiculação de seu conto, sem ônus para a Editora  nos meios de comunicação existentes ou que possam existir com a intenção de divulgar a antologia.

5) SOBRE AS INSCRIÇÕES:
5.1. As inscrições para a Antologia  serão abertas às 24h00min do   dia 05 de janeiro de 2012 e encerradas no dia 25 fevereiro de 2012, podendo ser encerradas antes,caso o número de contos recebidos e avaliados sejam aprovados antes da data, no formato e padrão já descritos, sendo que a partir desse momento o prazo para publicação é de 100 dias. As inscrições só poderão ser feitas pelos e-mails acima citados ou pelo site.
OS NOMES DOS SELECIONADOS SERÃO DIVULGADOS NO DIA 1º  DE MARÇO POR EMAIL.
5.2. Inscrições pelo site: o candidato deve preencher todas as informações e colar o texto diretamente no site.

5.3. Um determinado conto poderá ter mais de um autor, num número limite de dois. Um determinado autor poderá participar da antologia com mais de um conto, desde que observado o parágrafo 1.5 e 2.5 desse regulamento.

5.4. Para participar os candidatos deverão, além de enviar um ou mais textos de acordo com as regras estabelecidas neste regulamento, fornecer as informações a seguir:
(a) nome completo do autor do conto e de seu responsável legal(se for menor de idade);
(b) data de nascimento;
(c) número do documento de identidade pessoal e do responsável legal(se for menor de idade);
(d) endereço físico e eletrônico, completo e legível;
(e) telefone fixo e celular;
(f) informação de onde e como ficou sabendo da antologia;
(g) autorização por escrito assinada pelo responsável (se for menor de idade) e fotocópia legível do documento de identidade do mesmo (cópia escaneada e enviada junto com o e-mail);
(h) mini biografia de no máximo três linhas para cada autor. No caso de contos com dois autores o espaço deverá ser dividido entre ambos.
Uma foto
(i) frete de entrega dos livros será por conta do autor.

5.5. Só serão aceitas inscrições através dos procedimentos previstos neste regulamento. Os dados fornecidos pelos participantes, no momento das inscrições, deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização da Antologia .

5.6. Em caso de fraude comprovada, o conto será excluído automaticamente da antologia.
5.7. Os participantes concordam em autorizar, pelo tempo que durar a antologia com a editora, que a organização  faça  uso do seu conto, suas imagens, som da voz e nomes em mídias impressas ou eletrônicas para divulgação da Antologia, sem nenhum ônus para os organizadores, e para benefício da maior visibilidade da obra e seu alcance junto ao leitor.

6) OUTRAS INFORMAÇÕES

6.1. Dúvidas relacionadas a esta antologia e seu regulamento poderão ser enviados para o e-mail comendadora@izabellevalladares.com.br
Ou pelo telefone 22-2645-2368
6.2. Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma comissão composta pela equipe organizadora e sua decisão será irrecorrível.
6.3. Para todos os efeitos legais, os participantes do presente Antologia, declaram ser os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, isentando a editora pessoa física  de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.
6.4. A literarte, reserva-se o direito de alterar qualquer item desta Antologia, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.

6.5. A participação nesta Antologia implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens
deste regulamento.

Concursos de poesia, crônica e de literatura Infanto-juvenil de Ponta Grossa

CONCURSO NACIONAIL DE POESIA DE PONTA GROSSA - De 1º a 29 de fevereiro de 2012. Em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/smc/2012/edital-concurso-nacional-de-poesias-2012.pdf
CONCURSO NACIONAIL DE CRôNICA DE PONTA GROSSA - De 1º a 29 de fevereiro de 2012. Em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/smc/2012/edital-concurso-nacional-de-cronicas-2012.pdf
CONCURSO NACIONAIL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE PONTA GROSSA - De 1º a 29 de fevereiro de 2012. Em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/smc/2011/edital_concurso_nacional_de_literatura_infanto-juvenil_2011.pdf

CONCURSO NACIONAL DE CONTOS “LAERTES LAROCCA” – EDIÇÃO 2012

SECRETARIA  MUNICIPAL  DE  CULTURA  E  TURISMO

EDITAL



 



A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção literária local, e o intercâmbio com escritores brasileiros institui o edital que regulamenta o Concurso Nacional de Contos para o ano de 2012, que nesta edição homenageia o escritor LAERTES LAROCCA, atendendo às políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.

REGULAMENTO


1-      Poderão participar  escritores, maiores de 18 anos.
2-      O tema será livre e deverá ser produzido em língua portuguesa.
3-      Cada interessado poderá enviar até 3 (três) contos inéditos (entende-se por inédito o conto nunca premiado em concursos anteriores e não publicado em livros até a data do encerramento das inscrições deste concurso).
4-      Os vencedores da edição 2011 deste concurso, não poderão participar, na mesma categoria premiada, na edição 2012 (os vencedores da edição 2011, na categoria LOCAL, só poderão participar da edição 2012, na categoria Nacional).
5-      O candidato residente em Ponta Grossa poderá inscrever-se nas categorias Nacional e Local devendo, para isso, enviar trabalhos diferentes para cada categoria e em envelopes separados (nos envelopes deverão constar a categoria da inscrição).

PREMIAÇÃO


6-      Serão conferidos 06 (seis) prêmios de R$ 1.000,00 (mil reais) cada um.
7-      Do conjunto de 06 (seis) prêmios, 03 (três) serão concedidos para escritores residentes na cidade de Ponta Grossa.
8-      Poderão ser conferidas Menções Honrosas, por iniciativa da comissão julgadora.

INSCRIÇÕES

9-      As inscrições estarão abertas de 1º a 29 de fevereiro de 2012, enviadas exclusivamente via Correios.
10-  O interessado deverá encaminhar os contos em  envelope  (tamanho folha A4) , com AR , sem identificação pessoal  no verso (a identificação virá apenas no recibo AR)  para o endereço: CONCURSO NACIONAL DE CONTOS  “LAERTES LAROCCA” – EDIÇÃO 2012
CATEGORIA LOCAL (para os residentes em Ponta Grossa) ou NACIONAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
RUA JULIA WANDERLEY, 936, CENTRO, CEP 84010-170
PONTA GROSSA - PR.
11-  Os  contos inscritos  deverão ser encaminhados obedecendo aos seguintes critérios: 04 (quatro) vias digitadas em apenas uma face de papel tamanho A4; ESPAÇAMENTO 1,5 entre as linhas; FONTE: Times New Roman ou Arial, TAMANHO: 12; MARGEM superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm e direita: 2 cm; constando apenas o título no início de cada lauda, com  a numeração das mesmas, SEM PSEUDÔNIMO, não ultrapassando  02 (duas) laudas.
Parágrafo único: Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados digitalizados em CD, no mesmo envelope, obedecendo todos os critérios do item 11 deste regulamento, listando os títulos na capa e no CD, salvos na versão word 97, corrigido gramaticalmente, em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico.
12-  Em envelope menor, lacrado, dentro do envelope maior, anexar as seguintes informações:
Na parte externa do envelope
a.       nominação do concurso
b.      título(s) inscrito(s)
c.       CATEGORIA LOCAL (para os residentes em Ponta \Grossa) ou NACIONAL
      No interior do envelope
d.      nome e endereço completos
e.       telefones e e-mails para contato
f.       fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito
g.      fotocópia da cédula de identidade e CPF
h.      breve  biografia pessoal  de até 10 linhas
(os documentos acima serão necessários para o processo de pagamento dos prêmios)

JULGAMENTO


13-  Os contos serão julgados por uma comissão de alto nível literário, indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de política Cultural, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.
14-  Os vencedores serão conhecidos no segundo semestre de 2012.
PUBLICAÇÃO
15-  Os contos premiados e as menções honrosas serão publicados em antologia, numa edição especial dos concursos de Contos, Poesias e Crônicas de 2012, com 1.500 (mil e quinhentos) exemplares, editada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no 2º semestre de 2012, cabendo aos participantes as seguintes cotas, a título de direitos autorais desta edição:
- 30 (trinta) unidades para os seis primeiros colocados
- 15 (quinze) unidades para as menções honrosas

16-  O restante dos 1.500 exemplares será distribuído gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e críticos literários.
17-  A antologia dos concursos de Contos, Poesias e Crônicas poderá também ser publicada em versão digital e disponibilizada para leitura e “download” via internet.

DISPOSIÇÕES FINAIS


   18- As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.
   19- O(s) conto(s) e os demais documentos entregues na inscrição não serão devolvidos após o concurso.
   20- Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa
   21- É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.
   22- Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
   23 – Os autores das obras selecionadas automaticamente autorizam a publicação das mesmas nas edições física e digital da antologia do concurso.
   24 - Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
   25 - Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.
   26 - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
                                                                    


              
Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo