OBJETIVOS E ÂMBITO DO CONCURSO:
A Faculdade Metropolitana de Maringá (UNIFAMMA) promove a sexta edição do VARAL DE POESIAS que tem como propósito promover a aquisição de novos conhecimentos bem como desenvolver a sensibilidade e as capacidades de percepção, abstração e comunicação social, dentre outras.
Trata-se de um concurso de poesias de tema, forma e estilo livres que abre espaço para duas formas de participação: comunidade interna (alunos, professores e funcionários da Instituição) e comunidade externa (na qual poderão inscrever-se poetas de todo Brasil e do exterior).
O projeto se realiza no período de 01 de maio a 07 de outubro de 2011.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
Regulamento do concurso:
Os trabalhos devem ser inéditos.
- Os trabalhos só poderão ser enviados por meio eletrônico, para o endereço varaldepoesias@unifamma.edu.br
- Os trabalhos deverão estar digitados em fonte 12, em arial, espaçamento simples entre as linhas.
- As poesias devem ter, em negrito, o título e, na linha abaixo, o pseudônimo do autor.
- Cada participante pode concorrer com até 05 (cinco) trabalhos.
- Podem inscrever-se pessoas de todas as idades, independentemente do grau de escolaridade.
- A ficha de inscrição está disponível no site da Instituição www.unifamma.edu.br, no link VI VARAL DE POESIAS. Após preencher a ficha o poeta deverá anexar o(s) arquivo(s) contendo a(s) poesia(s). Caso encontre dificuldade ao anexar os arquivos, estes poderão ser enviados por e-mail para varaldepoesias@unifamma.edu.br
- Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas estabelecidas, serão, automaticamente, desclassificados.
Prazo de inscrição:
de 01 de maio a 22 agosto de 2011.
Premiação:
- troféus aos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares;
- menção honrosa aos trabalhos classificados de 1º ao 10º lugar;
No dia 07 de outubro de 2011 ocorrerá o evento de premiação das três poesias classificadas juntamente com o encerramento do IV Ciclo de Estudos Integrados UNIFAMMA e V Simpósio Jurídico.
O evento contará com atividades artístico-culturais de artistas da região e as dez poesias selecionadas serão declamadas por alunos, professores ou participantes do evento que receberão, em nome dos poetas ausentes, os troféus e as menções honrosas que, posteriormente, serão enviadas pelos Correios.
Os nomes dos autores e as poesias premiadas serão divulgados na página da UNIFAMMA (www.unifamma.edu.br) e expostos em Edital no saguão da Faculdade.
Comissão julgadora:
1ª etapa: todos os trabalhos enviados por e-mail até dia 22 de agosto de 2011 serão lidos por uma Comissão composta por 05 professores da UNIFAMMA que selecionarão os 50 trabalhos (cada membro) que julgarem melhores
2ª etapa: reunidos os trabalhos selecionados, estes passarão por outra Comissão, composta de 05 membros sendo, 02 professores da UNIFAMMA e 03 professores de outras Instituições de Ensino Superior, que fará nova seleção de onde sairão os 50 semifinalistas.
3ª etapa: os trabalhos escolhidos na segunda etapa serão submetidos à análise de uma terceira comissão julgadora, que será composta por 05 membros da Academia de Letras de Maringá que selecionará os 10 finalistas.
terça-feira, junho 14, 2011
XVIII CONCURSO NACIONAL DE POESIAS 2011 - PRÊMIO ROSÁLIA SANDOVAL
XVIII CONCURSO NACIONAL DE POESIAS 2011 - PRÊMIO ROSÁLIA SANDOVAL
Em 1994, o poeta Ari Lins Pedrosa, instituiu, através da "Folha Notas Literárias", um concurso de poesias, em nível nacional, com o objetivo de divulgar, a cada ano, o nome e a obra de um(a) poeta(isa) alagoano(a).
Já foram homenageados:Jorge Cooper (1994), Sidney Wanderley (1995), Jorge de Lima (1996), Marcos de Farias Costa (1997), Carlos Moliterno (1998), Diógenes Tenório (1999), Arriete Vilela (2000), Guimarães Passos (2001), Anilda Leão (2002), Poetas Alagoanos (2003), Ambrósio Queiroz (2004), Marcos Tenório Lins (2005), Lêdo Ivo (2006), Alba Granja Medeiros (2007), Isvânia Marques da Silva (2008), Frei João de Santa Ângela Alagoas (2009) e Sabino Romariz (2010).
Este ano, a homenagem é para a poetisa Rosália Sandoval, codinome de Rita de Abreu. Nasceu em Maceió-AL (1876 ), onde se destacou como educadora poetisa e tradutora. Escreveu livros em diferentes modalidades, além de colaborar com periódicos literários de Pernambuco e Mato Grosso. Empregou temas voltados à crença religiosa, ao ambiente doméstico e misticismo, utilizando estilos variados. Na década de 20, migra para o Rio de Janeiro, mas não perde os vínculos com os intelectuais pernambucanos. Morreu em 1976 (RJ), praticamente desconhecida em sua terra natal.
Poema: "Violeta" - "Viuvinha do campo, violeta,/ como te adoro, graciosa flor!/ Envolta na modéstia, essa corola/ tem encantos de sonho./ e soluças de dor./ Em tuas pétalas de profunda mágoa,/ em tuas folhas - vendes corações, / fala a melancolia que me encanta,/ essa cor de tristeza/ a inspirar-me canções./ Viuvinha do campo, violeta,/ sempre sentimental, sempre escondida, / não é simples florzinha, és sentimento,/ és saudade e tristeza/ e … és bem minha vida". O poema Violeta, publicado numa revista feminina de mesmo nome, editada em Mato Grosso, no qual a poetisa deixa, transparecer seu sentimento de melancolia diante de sua própria existência. Texto extraído do livro "Literatura em Alagoas" de Simone Cavalcante.
I Do Prêmio.:
Art. N°01 -O Folheto Notas Literárias premiará os vencedores do XVIII Concurso Nacional de Poesias - 2011. Prêmio: Rosália Sandoval. Na seguinte ordem de classificação :
1° Lugar: R$:500,00 (quinhentos reais ), diploma, troféu Rosália Sandoval, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compositor alagoano.
2° Lugar: Diploma, troféu Rosália Sandoval, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compósito alagoano.
3° Lugar: Diploma e um troféu Rosália Sandoval.
Parágrafo único: Serão atribuídos, a crítica da Comissão Julgadora, até seis medalhas Rosália Sandoval - Menções Honrosas.
II Do Tema.:
Art. N°02 - Os temas abordados serão de livre escolha dos poetas.
Parágrafo único: Só serão considerados os poemas rigorosamente inéditos.
III Da Inscrição.:
Art. N°03 - A inscrição será efetuada com o recebimento de até 03 (três ) poesias, na aceitação, pelo concorrente, das disposições regulamentares. Inscrição: 01 de janeiro de 2011 até 30 de setembro de 2011.
Parágrafo único: Será cobrado uma taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais). A ser paga na Caixa Econômica Federal - CEF. Banco: 104 - Agência: 4061 - Operação: 001 - Conta Corrente: 4150-7 e titular Ari Lins Pedrosa (coordenador do concurso ). Enviar o comprovante do deposito (ou xerox) ou através de cheque nominal em favor do coordenador.
Esta taxa, é cobrada para cobrir despesas do envio de carta confirmando a inscrição, o envio do resultado do concurso e a entrega dos prêmios pelo correio.
IV Da Apresentação.:
Art. N°04 - As poesias:
a) Serão até três poesias;
b) Terão no máximo duas laudas (folhas de papel);
c) Serão datilografados ou digitados, em espaço duplo, em papel tamanho ofício e em uma só face; e
d) As poesias deverão ser apresentadas em duas vias.
Art. N°05 - O poeta assinará as poesias sob pseudônimo.
Art. N°06 - Para efeito de identificação, o autor deverá anexar um envelope opaco, lacrado, sobrescrito com o título da poesia e pseudônimo; o envelope deve conter: nome completo do poeta, endereço, telefone, número da carteira de identidade ou CPF, número da conta corrente (para deposito do prêmio de primeiro lugar) e um breve currículo.
Art. N°07 - As poesias e o envelope de identificação deverão ser entregues pelo correio, para o endereço: Folha Notas Literárias. A/C de Ari Lins Pedrosa . Caixa Postal n°339. Maceió/AL. Cep:57.020-370, até o último dia da data de inscrição , prevalecendo , neste caso, a data do carimbo postal de origem.
V Da Comissão Julgadora.:
Art. N°08 - O editor da Folha Notas Literárias e coordenador do concurso, designará uma comissão julgadora (local - Maceió ou nacional).
Art. N°09 - A Comissão Julgadora terá liberdade para emitir seu parecer, podendo:
a) Acatar as poesias merecedoras dos prêmios e até 06 (seis ) Menções Honrosas e opinar pela não concessão dos prêmios, bem como as menções honrosas.
Parágrafo único: A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.
VI Da Disposições Gerais.:
Art. N°10- Só serão divulgados os nomes dos contemplados, os poemas , suas cidades e a colocação dos premiados.
Art. N°11 - As poesias que não se enquadrarem neste regulamento serão desclassificadas e devolvidas junto com a taxa de inscrição.
Art. N°12 - Os originais não serão devolvidos e logo após o resultado do concurso , serão incinerados.
Art. N°13 - O resultado será no dia 19 de novembro de 2011, divulgado em órgão de comunicação literária e através de carta, para todos.
Art. N°14 - Para tirar quaisquer dúvidas o telefone do coordenador (Ari Lins Pedrosa ) é 88594216.
Maceió, 01 de janeiro de 2011
MAIS INFORMAÇÕES.:
Ari Lins Pedrosa
Telefone: (82) 8859-4216
E-mails: ari.pedrosa@ceal.com.br ou ari.lins@bol.com.br
Em 1994, o poeta Ari Lins Pedrosa, instituiu, através da "Folha Notas Literárias", um concurso de poesias, em nível nacional, com o objetivo de divulgar, a cada ano, o nome e a obra de um(a) poeta(isa) alagoano(a).
Já foram homenageados:Jorge Cooper (1994), Sidney Wanderley (1995), Jorge de Lima (1996), Marcos de Farias Costa (1997), Carlos Moliterno (1998), Diógenes Tenório (1999), Arriete Vilela (2000), Guimarães Passos (2001), Anilda Leão (2002), Poetas Alagoanos (2003), Ambrósio Queiroz (2004), Marcos Tenório Lins (2005), Lêdo Ivo (2006), Alba Granja Medeiros (2007), Isvânia Marques da Silva (2008), Frei João de Santa Ângela Alagoas (2009) e Sabino Romariz (2010).
Este ano, a homenagem é para a poetisa Rosália Sandoval, codinome de Rita de Abreu. Nasceu em Maceió-AL (1876 ), onde se destacou como educadora poetisa e tradutora. Escreveu livros em diferentes modalidades, além de colaborar com periódicos literários de Pernambuco e Mato Grosso. Empregou temas voltados à crença religiosa, ao ambiente doméstico e misticismo, utilizando estilos variados. Na década de 20, migra para o Rio de Janeiro, mas não perde os vínculos com os intelectuais pernambucanos. Morreu em 1976 (RJ), praticamente desconhecida em sua terra natal.
Poema: "Violeta" - "Viuvinha do campo, violeta,/ como te adoro, graciosa flor!/ Envolta na modéstia, essa corola/ tem encantos de sonho./ e soluças de dor./ Em tuas pétalas de profunda mágoa,/ em tuas folhas - vendes corações, / fala a melancolia que me encanta,/ essa cor de tristeza/ a inspirar-me canções./ Viuvinha do campo, violeta,/ sempre sentimental, sempre escondida, / não é simples florzinha, és sentimento,/ és saudade e tristeza/ e … és bem minha vida". O poema Violeta, publicado numa revista feminina de mesmo nome, editada em Mato Grosso, no qual a poetisa deixa, transparecer seu sentimento de melancolia diante de sua própria existência. Texto extraído do livro "Literatura em Alagoas" de Simone Cavalcante.
I Do Prêmio.:
Art. N°01 -O Folheto Notas Literárias premiará os vencedores do XVIII Concurso Nacional de Poesias - 2011. Prêmio: Rosália Sandoval. Na seguinte ordem de classificação :
1° Lugar: R$:500,00 (quinhentos reais ), diploma, troféu Rosália Sandoval, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compositor alagoano.
2° Lugar: Diploma, troféu Rosália Sandoval, um livro de um poeta alagoano e um cd de um compósito alagoano.
3° Lugar: Diploma e um troféu Rosália Sandoval.
Parágrafo único: Serão atribuídos, a crítica da Comissão Julgadora, até seis medalhas Rosália Sandoval - Menções Honrosas.
II Do Tema.:
Art. N°02 - Os temas abordados serão de livre escolha dos poetas.
Parágrafo único: Só serão considerados os poemas rigorosamente inéditos.
III Da Inscrição.:
Art. N°03 - A inscrição será efetuada com o recebimento de até 03 (três ) poesias, na aceitação, pelo concorrente, das disposições regulamentares. Inscrição: 01 de janeiro de 2011 até 30 de setembro de 2011.
Parágrafo único: Será cobrado uma taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 (oito reais). A ser paga na Caixa Econômica Federal - CEF. Banco: 104 - Agência: 4061 - Operação: 001 - Conta Corrente: 4150-7 e titular Ari Lins Pedrosa (coordenador do concurso ). Enviar o comprovante do deposito (ou xerox) ou através de cheque nominal em favor do coordenador.
Esta taxa, é cobrada para cobrir despesas do envio de carta confirmando a inscrição, o envio do resultado do concurso e a entrega dos prêmios pelo correio.
IV Da Apresentação.:
Art. N°04 - As poesias:
a) Serão até três poesias;
b) Terão no máximo duas laudas (folhas de papel);
c) Serão datilografados ou digitados, em espaço duplo, em papel tamanho ofício e em uma só face; e
d) As poesias deverão ser apresentadas em duas vias.
Art. N°05 - O poeta assinará as poesias sob pseudônimo.
Art. N°06 - Para efeito de identificação, o autor deverá anexar um envelope opaco, lacrado, sobrescrito com o título da poesia e pseudônimo; o envelope deve conter: nome completo do poeta, endereço, telefone, número da carteira de identidade ou CPF, número da conta corrente (para deposito do prêmio de primeiro lugar) e um breve currículo.
Art. N°07 - As poesias e o envelope de identificação deverão ser entregues pelo correio, para o endereço: Folha Notas Literárias. A/C de Ari Lins Pedrosa . Caixa Postal n°339. Maceió/AL. Cep:57.020-370, até o último dia da data de inscrição , prevalecendo , neste caso, a data do carimbo postal de origem.
V Da Comissão Julgadora.:
Art. N°08 - O editor da Folha Notas Literárias e coordenador do concurso, designará uma comissão julgadora (local - Maceió ou nacional).
Art. N°09 - A Comissão Julgadora terá liberdade para emitir seu parecer, podendo:
a) Acatar as poesias merecedoras dos prêmios e até 06 (seis ) Menções Honrosas e opinar pela não concessão dos prêmios, bem como as menções honrosas.
Parágrafo único: A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.
VI Da Disposições Gerais.:
Art. N°10- Só serão divulgados os nomes dos contemplados, os poemas , suas cidades e a colocação dos premiados.
Art. N°11 - As poesias que não se enquadrarem neste regulamento serão desclassificadas e devolvidas junto com a taxa de inscrição.
Art. N°12 - Os originais não serão devolvidos e logo após o resultado do concurso , serão incinerados.
Art. N°13 - O resultado será no dia 19 de novembro de 2011, divulgado em órgão de comunicação literária e através de carta, para todos.
Art. N°14 - Para tirar quaisquer dúvidas o telefone do coordenador (Ari Lins Pedrosa ) é 88594216.
Maceió, 01 de janeiro de 2011
MAIS INFORMAÇÕES.:
Ari Lins Pedrosa
Telefone: (82) 8859-4216
E-mails: ari.pedrosa@ceal.com.br ou ari.lins@bol.com.br
segunda-feira, junho 13, 2011
Oportunidade para novos autores
Regulamento:
O Grupo Central de Comunicação & Marketing, por meio de sua divisão editorial, vai lançar no 2º semestre de 2011, uma coletânea de contos destinada a divulgar autores independentes.
Inscrição:
Poderão se inscrever autores de qualquer estado ou país, desde que os textos sejam enviados em língua portuguesa. No caso de menores de idade, junto com os originais devem ser enviados os documentos do maior responsável.
Poderão se inscrever autores de qualquer estado ou país, desde que os textos sejam enviados em língua portuguesa. No caso de menores de idade, junto com os originais devem ser enviados os documentos do maior responsável.
Os formulários de inscrição totalmente preenchidos devem ser enviados, por e-mail, até o dia 20 de junho de 2011.
Faça o download do formulário de inscrição: Formulário (link para download)
Textos:
Os textos deverão estar em líbgua portuguesa e atualizados pela Nova Reforma Ortográfica, devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, em arquivo Word. Não existe limite mínimo ou máximo de caracteres e os textos podem ser inéditos ou já publicados. Cada autor pode participar com quantos textos desejar.
Os textos deverão estar em líbgua portuguesa e atualizados pela Nova Reforma Ortográfica, devem estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, em arquivo Word. Não existe limite mínimo ou máximo de caracteres e os textos podem ser inéditos ou já publicados. Cada autor pode participar com quantos textos desejar.
Registro:
Por motivos de segurança, sugerimos que os originais já estejam registrados na Biblioteca Nacional (BN). Para mais informações sobre como registrar, leia esta página da BN [LINK]. Se você estiver com dificuldade para efetuar o registro, o Grupo Central Editorial pode prestar este serviço. Consulte valores.
Por motivos de segurança, sugerimos que os originais já estejam registrados na Biblioteca Nacional (BN). Para mais informações sobre como registrar, leia esta página da BN [LINK]. Se você estiver com dificuldade para efetuar o registro, o Grupo Central Editorial pode prestar este serviço. Consulte valores.
Envio dos originais:
Após a inscrição, que deve ser enviada até 20 de junho de 2011, os autores devem enviar seus originais até 20 de julho de 2011. O e-mail para envio dos originais: editorial.central@gmail.com
Após a inscrição, que deve ser enviada até 20 de junho de 2011, os autores devem enviar seus originais até 20 de julho de 2011. O e-mail para envio dos originais: editorial.central@gmail.com
Divulgação dos selecionados:
Após avaliação dos originais recebidos, a divulgação dos textos selecionados será feita no blog Mundo Editorial no dia 20 de agosto de 2011. Os inscritos receberão um e-mail com as informações detalhadas sobre os próximos passos do projeto.
Após avaliação dos originais recebidos, a divulgação dos textos selecionados será feita no blog Mundo Editorial no dia 20 de agosto de 2011. Os inscritos receberão um e-mail com as informações detalhadas sobre os próximos passos do projeto.
Primeiro Pagamento:
Os autores selecionados terão até o dia 05 de setembro de 2011 para efetuar o pagamento de 50% do valor total (produção editorial + gráfica). Os dados para depósito serão enviados aos autores assim que o Grupo Central Editorial divulgar os autores e textos selecionados.
Os autores selecionados terão até o dia 05 de setembro de 2011 para efetuar o pagamento de 50% do valor total (produção editorial + gráfica). Os dados para depósito serão enviados aos autores assim que o Grupo Central Editorial divulgar os autores e textos selecionados.
Cronograma da produção:
06/09 a 12/09 - Preparação dos originais
06/09 a 12/09 – Criação do projeto gráfico e 3 opções de capa (será escolhida pelos autores)
12/09 a 19/09 – Diagramação
19/09 a 26/09 – 1ª Revisão ortográfica e gramatical
26/09 a 29/09 – Emendas da 1ª revisão
30/09 – Envio do pdf diagramado para os autores
30/09 a 07/10 – Correções dos autores
07/10 a 11/10 – Emendas dos autores
11/10 a 14/10 – 2ª Revisão ortográfica e gramatical
14/10 a 17/10– Emendas da 2ª revisão
17/10 – Envio do pdf para aprovação final dos autores
17/10 a 20/10 – Correções dos autores
21/10 a 24/10 – Emendas dos autores
24/10 a 27/10 – Revisão final
27/10 – Pagamento dos 50% restantes
27/10 a 31/10 Emendas da revisão final e fechamento de arquivo
31/10/2011 – Entrada em gráfica
07/11 – Entrega dos exemplares impressos
Avaliação dos originais:
A avaliação dos originais será feita pela equipe do Grupo Central, além de leitores convidados. Os critérios de seleção serão:
A avaliação dos originais será feita pela equipe do Grupo Central, além de leitores convidados. Os critérios de seleção serão:
1 – Originalidade
2 – Em conformidade com as normas da língua portuguesa
3 – Em conformidade com a Constituição Brasileira
Obs: O Grupo Central Editorial não se responsabiliza legalmente pelo conteúdo dos textos.
Equipe:
Toda produção editorial estará sob responsabilidade da equipe Grupo Central, que possui experiência em várias publicações respeitadas, entre elas periódicos científicos indexados internacionalmente.
Toda produção editorial estará sob responsabilidade da equipe Grupo Central, que possui experiência em várias publicações respeitadas, entre elas periódicos científicos indexados internacionalmente.
Distribuição dos exemplares:
O total dos exemplares será dividido entre os autores e o Grupo Central Editorial ficará com 10% do total impresso. Os exemplares do Grupo Central serão comercializados de forma a remunerar a empresa.
O total dos exemplares será dividido entre os autores e o Grupo Central Editorial ficará com 10% do total impresso. Os exemplares do Grupo Central serão comercializados de forma a remunerar a empresa.
Divulgação:
Será criado um blog para cada uma das coletâneas e o Grupo Central fará a divulgação em redes sociais e veículos de comunicação especializados, desde a produção do livro até o lançamento. Cada autor poderá fazer sua própria divulgação e caso seja do interesse dos autores selecionados, poderemos criar uma campanha conjunta mais ampla.
Será criado um blog para cada uma das coletâneas e o Grupo Central fará a divulgação em redes sociais e veículos de comunicação especializados, desde a produção do livro até o lançamento. Cada autor poderá fazer sua própria divulgação e caso seja do interesse dos autores selecionados, poderemos criar uma campanha conjunta mais ampla.
Opcionais:
De acordo com a decisão dos autores selecionados, poderemos incluir alguns itens opcionais ao projeto, como acabamentos especiais, lançamento, campanha de divulgação, assessoria de imprensa, clipping etc.
De acordo com a decisão dos autores selecionados, poderemos incluir alguns itens opcionais ao projeto, como acabamentos especiais, lançamento, campanha de divulgação, assessoria de imprensa, clipping etc.
Grupo Central Editorial
domingo, junho 12, 2011
Blog Palavra Certa sorteia dois livros
O Blog Palavra Certa vai sortear entre os seus seguidores dois livros:
as antologias Encontro Pontual e Mulher Eterno tema.
Concorrem os inscritos até o dia 10 de agosto de 2011. Participe.
as antologias Encontro Pontual e Mulher Eterno tema.
Concorrem os inscritos até o dia 10 de agosto de 2011. Participe.
sexta-feira, junho 10, 2011
Concursos Paulo Setubal 2011
9° PRÊMIO CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS “PAULO SETÚBAL”
INSCRIÇÕES: 02 DE MAIO A 15 DE JULHO DE 2011
INSCRIÇÕES: 02 DE MAIO A 15 DE JULHO DE 2011
R E G U L A M E N T O
Artigo 1° - A Prefeitura de Tatuí, por intermédio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, promove o 9° PRÊMIO CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS “PAULO SETÚBAL”, de abrangência nacional, tendo por objetivo:- Dar oportunidade de expressão e manifestação a todo segmento de escritores, visando a divulgar trabalhos inéditos nas categorias de conto, crônica e poesia.
- divulgar o concurso nos diferentes meios de comunicação;
- receber as inscrições;
- indicar os membros a serem nomeados para composição do júri oficial.
Artigo 4° - Cada candidato poderá participar com 1 (um) conto, 1 (uma) crônica e/ou 1 (uma) poesia.
Artigo 5° - Os trabalhos, em língua portuguesa, deverão ser de autoria própria, inédito, versando sobre temas gerais, digitados em papel Sufilte A4, com espaço duplo (fonte Arial ou similar, tamanho 12), em 4 (quatro) vias, com no máximo 5 (cinco) laudas. No trabalho deverão constar somente o título e o pseudônimo do autor.
Parágrafo 1° - Envelope menor, anexo, tendo do lado de fora o título e o pseudônimo do autor, deverá conter nome completo, pseudônimo, título do trabalho, endereço completo, telefone e email para contato e um pequeno currículo literário de, no máximo, dez linhas.
Parágrafo 2° - Os trabalhos que não apresentarem as exigências citadas no presente regulamento serão desclassificados pela Comissão Organizadora.
Artigo 6° - As inscrições ao 9° PRÊMIO CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS “PAULO SETÚBAL” poderão ser feitas no período de 02 DE MAIO A 15 DE JULHO DE 2011, na sede do Museu Histórico Paulo Setúbal em Tatuí.
Parágrafo 1° - As inscrições poderão ser feitas pessoalmente à:
Praça Manoel Guedes, 98, Centro – Tatuí,
de Terça-Feira à Sexta-Feira, das 9h às 17h.
Parágrafo 2° - As inscrições também podem ser feitas pelos Correios, sendo válida para efeito de aceitação a data de postagem, para o endereço:
Museu Histórico Paulo Setúbal
9º Prêmio Contos, Crônicas e Poesias
Praça Manoel Guedes, 98, Centro – Tatuí-SP
CEP: 18.270-300
Parágrafo 3° - A inscrição será totalmente gratuita.
Artigo 7° - O júri oficial será composto por 3 (três) profissionais de reconhecida notoriedade na área de literatura, indicados pela comissão organizadora.
Artigo 7° - O júri oficial avaliará todos os trabalhos inscritos e classificados pela comissão organizadora. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão anunciados e premiados em evento oficial da 69ª Semana Paulo Setúbal, em data e local a serem definidos.
Artigo 8° - Aos vencedores do 9° PRÊMIO CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS “PAULO SETÚBAL”, serão conferidos os seguintes prêmios:
Categoria Conto
1° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 800 (Oitocentos Reais)
2° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 500 (Quinhentos Reais)
3° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 400 (Quatrocentos Reais)
Categoria Crônica
1° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 800 (Oitocentos Reais)
2° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 500 (Quinhentos Reais)
3° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 400 (Quatrocentos Reais)
Categoria Poesia
1° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 800 (Oitocentos Reais)
2° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 500 (Quinhentos Reais)
3° lugar – Certificado e Prêmio de R$ 400 (Quatrocentos Reais)
Parágrafo 1° – os ganhadores do concurso serão avisados antecipadamente e deverão comparecer ou enviar um representante para receber o prêmio na cerimônia oficial.
Parágrafo 2° – o júri oficial poderá conceder menções honrosas.
Artigo 9° - Os inscritos no 9° PRÊMIO CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS “PAULO SETÚBAL” cedem seus direitos autorais para difusão com fins culturais e não lucrativos em veículos de comunicação – jornais, revistas ou meio eletrônico.
Artigo 10° - Os trabalhos inscritos não serão devolvidos, sendo arquivados na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude.
Artigo 11° - Escritores diretamente ligados à comissão organizadora ou júri oficial não poderão concorrer ao 9° PRÊMIO CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS “PAULO SETÚBAL”.
Artigo 12° - A simples inscrição implica na aceitação do presente regulamento.
Artigo 13° - Os casos omissos serão decididos soberanamente pela comissão organizadora.
http://www.tatui.sp.gov.br/paulo-setubal-2011.php
Ler & Cia
A edição de maio/junho da revista Ler e Cia traz uma entrevista com a escritora Lia Luft e o primeiro conto vencedor do 3o. Concurso de Contos ler&Cia, promovido pelo Grupo Livrarias Curitiba.
Revista Ler & Cia
Revista Ler & Cia
quinta-feira, junho 09, 2011
Funcarte promove Concurso de Fotografia "Natal em Foco"
A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), promove o Concurso de Fotografia “Natal em Foco”. O tema do concurso é voltado para os registros fotográficos de monumentos, paisagens e manifestações culturais da cidade do Natal. A inscrição tem início dia 1º de junho e segue até o dia 29 de julho.
http://www.natal.rn.gov.br/css/novo_arquivos/fckarquivos/FOLDER_MIOLO_ok.pdf
http://www.natal.rn.gov.br/css/novo_arquivos/fckarquivos/FOLDER_MIOLO_ok.pdf
XIV Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas
Art. 1º - O XIV Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas tem como objetivo estimular a criação literária, revelando dessa forma novos talentos.
Art. 2º - A comunidade, de um modo geral, poderá participar deste concurso literário. O tema é livre.
Art. 3º - O concurso se dividirá em três categorias:
Infantil: dos 8 anos aos 13 anos.
Juvenil: dos 14 anos aos 18 anos.
Adulto: a partir dos 18 anos.
Infantil: dos 8 anos aos 13 anos.
Juvenil: dos 14 anos aos 18 anos.
Adulto: a partir dos 18 anos.
Art. 4º - O início do recebimento dos poemas é a partir do dia 9 de maio de 2011 e o encerramento dia 20 de junho de 2011, sendo válidos ainda trabalhos que chegarem após esse período desde que postados no correio até essa data.
§ único - Os poemas deverão ser enviados para: Jornal do Povo, Rua 7 de Setembro, nº 1015, Cachoeira do Sul (RS),
CEP 96.508-011.
CEP 96.508-011.
Art. 5º - Cada participante deverá concorrer com um poema inédito (nunca publicado), com no máximo 25 versos, enviado em envelope lacrado com a inscrição "XIV Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha de Poemas" e a categoria pertencente. Não colocar o nome do remetente. Este envelope deve conter o poema em três vias digitadas com pseudônimo do autor. Em outro envelope, igualmente lacrado, devem constar na parte de fora o nome do poema, o pseudônimo do autor e a categoria, e na parte de dentro o pseudônimo e o nome verdadeiro do autor, endereço completo e telefone para contato.
§ único - O participante deverá residir em Cachoeira do Sul, ter vínculos com a comunidade ou possuir parentes residentes na cidade, para que estes possam representá-lo quando necessário.
Art. 6º - A identificação do concorrente ocorrerá após a decisão da comissão julgadora, que será formada por três professores de Português e Literatura de renome e idoneidade moral reconhecidos na cidade.
§ único - Os envelopes serão abertos pela própria comissão julgadora alguns dias antes de sua decisão, que será soberana e irrecorrível.
Art. 7º - A divulgação dos dois primeiros colocados em cada categoria acontecerá no dia 29 de junho de 2011, às18h, na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, onde haverá solenidade de premiação. Posteriormente o resultado será divulgado no JP.
Obs.: O regulamento também pode ser retirado na portaria do JP.
Obs.: O regulamento também pode ser retirado na portaria do JP.
ACADEMIA ITAPEMENSE DE LETRAS CONCURSO LITERÁRIO O PENSADOR IV - Poeta Lindolf Bell Conto, Crônica e Poesia
Regulamento do Concurso
Poderão participar do concurso os interessados residentes em todo o território nacional, divididos nos seguintes grupos etários:
Infanto-juvenil: dos 10 aos 13 anos, inclusive;
Juvenil: até os 17 anos, inclusive;
Adulto: a partir dos 18 anos.
1 Para participar do Concurso os candidatos deverão:
1.1 Enviar duas vias das produções, datilografadas ou digitadas, na língua Portuguesa � identificadas com título, grupo etário, categoria pertencente (conto, crônica ou poesia) e pseudônimo.
1.2 Os textos serão enviados em envelope grande e lacrado, identificado na frente com o nome do concurso e a categoria escolhida (conto, crônica ou poesia). Dentro deste envelope os concorrentes enviarão um envelope menor, também lacrado, identificado na parte externa com o título do trabalho e o pseudônimo utilizado. O envelope menor conterá uma folha com os seguintes dados: nome completo do participante e o pseudônimo utilizado, título do trabalho, gênero literário, data de nascimento, endereço completo, e-mail (se tiver), telefone para contato e breve nota biográfica.
1.3 As produções serão encaminhadas à Academia Itapemense de Letras, no seguinte endereço: Livraria Café & Leitura, Avenida Nereu Ramos, 4062, sala 02, Meia Praia, Itapema, Santa Catarina, CEP 88220-000. Para efeito do cumprimento do prazo, nas produções encaminhadas via Correios, será considerada a data da postagem. Não serão aceitas produções encaminhadas via internet.
1.4 As inscrições estarão abertas de 02 de maio de 2010, até 30 de junho de 2009.
1.5 Os originais devem ser inéditos, sendo que a divulgação pública dos mesmos, em todo ou em parte, eliminará o candidato.
1.6 O candidato poderá inscrever somente uma produção em cada categoria.
1.7 As vias encaminhadas não serão devolvidas.
1.8 Os resultados dos trabalhos de avaliação serão divulgados até 15 de agosto de 2010.
2 TEMA
2.1 O tema de todas as produções será livre.
3 CATEGORIAS
3.1 Conto: máximo de 5 (cinco) folhas de papel A4, datilografadas ou digitadas e impressas, em fonte Arial, Corpo 12 (doze), com espaçamento duplo.
3.2 Crônica: máximo de 2 (duas) folhas de papel A4, datilografadas ou digitadas e impressas, em fonte Arial Corpo 12 (doze), com espaçamento duplo.
3.3 Poesia: máximo de 30 (trinta) linhas, em folha de papel A4 datilografada ou digitada e impressa.
4 PREMIAÇÃO
4.1 Os vencedores serão comunicados pela coordenação do Concurso, através de telefonema e/ou correspondência.
4.2 Serão premiados os 3 (três) primeiros lugares de cada categoria, que receberão, respectivamente, troféu e certificado.
4.3 Os prêmios serão entregues em Sessão Festiva da Academia Itapemense de Letras, a realizar-se em 18 setembro do corrente ano.
5 DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1 O participante que transgredir ou tentar burlar as condições previstas neste Regulamento terá sua inscrição cancelada. Os casos omissos serão resolvidos pela Academia Itapemense de Letras.
5.2 A inscrição do participante no concurso implica na aceitação total das condições deste Regulamento. Os classificados, em todas as categorias, autorizam a Academia Itapemense de Letras, em qualquer evento, a expor, divulgar, distribuir e/ou de qualquer forma exibir os trabalhos premiados, nos termos do artigo 29 da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).
5.3 É proibida a participação no Concurso de membros da Academia Itapemense de Letras, bem como de seus familiares até o segundo grau.
5.4 As decisões da Comissão Julgadora são irreversíveis, não cabendo recurso contra as decisões referentes às produções selecionadas.
5.5 A Comissão Julgadora se reserva o direito de não atribuir premiações, e de conferir Menções Honrosas, se entender que as produções sob referência não apresentarem, em relação aos quesitos exigidos, o mínimo necessário para tais apreciações.
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome: ........................................................................................................
Pseudônimo: ..............................................................................................
Título do Trabalho: .....................................................................................
Gênero: ( ) Conto ( ) Crônica ( ) Poesia
Categoria: ( ) Infanto-juvenil ( ) Juvenil ( ) Adulto
Nascimento: ......./......../........
Endereço: ..................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
Telefone: ...................................................................................................
E-mail: .......................................................................................................
Biografia: ...................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
...................................................................................................................
(A presente Ficha de Inscrição deve ser destacada e inserida no envelope pequeno, lacrado, contendo, em sua face externa, apenas o Pseudônimo e o título da obra)
domingo, junho 05, 2011
Concurso Literário De Viagem Pela Palavra
::.. Tema: Neste concurso você poderá escrever sobre um tema de sua preferência, que inspire o leitor a viajar pelo universo das palavras.
::.. Quantidade de Obras: Cada participante poderá concorrer com até 2 (duas) obras, em qualquer gênero literário, com até 60 linhas cada uma. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa.
::.. Inscrições: As inscrições estarão abertas até o dia 30 de JUNHO de 2011 (vale como comprovante de envio o carimbo postal ou e-mail).
::.. Envio das Obras: As obras deverão ser enviadas digitadas em papel ofício em espaço 2, por uma das quatro formas:
::.. Quantidade de Obras: Cada participante poderá concorrer com até 2 (duas) obras, em qualquer gênero literário, com até 60 linhas cada uma. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa.
::.. Inscrições: As inscrições estarão abertas até o dia 30 de JUNHO de 2011 (vale como comprovante de envio o carimbo postal ou e-mail).
::.. Envio das Obras: As obras deverão ser enviadas digitadas em papel ofício em espaço 2, por uma das quatro formas:
- pelo formulário eletrônico;
- pelo e-mail concursos@litteris.com.br (caso você não consiga enviar pelo formulário acima)
- para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962/1411 - Centro - 20071-002- Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal)
- para a Caixa Postal 150 - 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal). Ao enviar suas obras por correio, envie junto o seu nome completo, pseudônimo, endereço de correspondência e telefone de contato.
::.. Premiações:
- 1º Lugar - A edição da obra premiada no livro De Viagem Pela Palavra, 20 exemplares do livro, troféu e certificado.
- 2º Lugar - A edição da obra premiada no livro De Viagem Pela Palavra, 15 exemplares do livro, medalha e certificado.
- 3º Lugar - A edição da obra premiada no livro De Viagem Pela Palavra, 10 exemplares do livro, medalha e certificado.
- Edição de Participação - Os autores classificados com Edição de Participação, poderão optar pela aquisição de exemplares através do sistema de cooperativismo, tendo suas obras editadas no livro De Viagem Pela Palavra, além de um certificado.
::.. ::.. Compromisso: Os vencedores, desde já, declaram ser de sua autoria as obras concorrentes e classificadas, não constituindo plágio de nenhuma espécie, podendo responder juridicamente por este ato se tal concordância for falsa.
::.. Resultado: Todos os participantes serão comunicados através de cartas até o dia 15 de AGOSTO de 2011, acerca da classificação ou reprovação no concurso. O júri escolhido pela Editora para fazer a seleção das obras é soberano em seu resultado final.
::.. Outras informações: A Editora não se responsabiliza por obras extraviadas ou perdidas quando do seu envio. As obras que não estiverem de acordo com o regulamento serão descassificadas. Os participantes inscritos concordam com todas as cláusulas deste regulamento.
::.. Outras informações: A Editora não se responsabiliza por obras extraviadas ou perdidas quando do seu envio. As obras que não estiverem de acordo com o regulamento serão descassificadas. Os participantes inscritos concordam com todas as cláusulas deste regulamento.
Fonte: http://www.litteris.com.br/
sábado, junho 04, 2011
2° Concurso de Crônicas e 2° Concurso de Poesias/EDUFU.
EDITAL
2° Concurso de Crônicas e 2° Concurso de Poesias/EDUFU.
DO CONCURSO
• A EDUFU – Editora da Universidade Federal de Uberlândia – promove o 2° Concurso de Crônicas/EDUFU e 2° Concurso de Poesias/EDUFU.
• Os concursos estão voltados para a promoção da cultura por intermédio da valorização da leitura e da escrita, o que proporciona o surgimento de novos talentos, além de consagrar escritores e poetas nos mais diversos âmbitos: local, regional e nacional.
DA PARTICIPAÇÃO
• Os concursos estão abertos a todos os interessados.
• É vedada a participação de membros da comissão organizadora e julgadora dos concursos e de funcionários da EDUFU.
• Cada autor poderá participará com apenas uma crônica e/ou poesia inédita(s).
• O texto deverá estar escrito de acordo com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa.
• O texto em pdf deverá ser encaminhado, exclusivamente, via e-mail, junto com arquivo suplementar contendo dados autorais (nome e endereço completos, telefones, breve currículo, RG, CPF e e-mail).
DO TEMA
• A crônica e/ou poesia deverão versar sobre o tema: “Fragmentos do cotidiano”
DA INSCRIÇÃO
• O período de inscrição será de 9 de maio a 30 de junho de 2011.
• Não serão aceitas inscrições após a data supramencionada.
• As declarações de participação serão emitidas e enviadas por e-mail no ato da inscrição.
• O texto e o arquivo suplementar deverão ser enviados para os endereços eletrônicos concursocronica_2011@proex.ufu.br (se crônica) e/ou concursopoesia_2011@proex.ufu.br (se poesia).
• A digitação da crônica e/ou poesia deverá obedecer ao seguinte padrão: papel A4, espaçamento duplo, fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, extensão pdf, não devendo apresentar nenhuma outra marca passível de identificação, além do(s) título(s) da crônica e/ou poesia.
• O(s) texto(s) deve(m) ser inédito(s), ou seja, não pode(m) ter sido publicado(s) em livros, jornais, revistas ou qualquer outro veículo impresso. As crônicas e/ou poesias publicadas apenas na Internet serão consideradas “inéditas”.
• A inscrição dos textos não implica na publicação de livro impresso pela EDUFU.
DA AVALIACÃO
• A avaliação dos trabalhos será realizada por duas comissões julgadoras distintas, designadas pela EDUFU.
• A avaliação dos textos será realizada com base nos seguintes critérios: tema, criatividade, estrutura do texto e correção ortográfica.
• A decisão de cada comissão será soberana e irrevogável.
DO RESULTADO
• A avaliação dos textos será realizada com base nos seguintes critérios: tema, criatividade, estrutura do texto e ortografia.
• O resultado será divulgado no dia 30 de setembro de 2011, via Internet e mídia impressa, e os vencedores serão notificados via e-mail.
• Em caso de fraude comprovada (cópia/plágio, etc.), o finalista será excluído automaticamente do concurso e sua premiação passará ao participante subsequente, conforme a classificação.
DA ENTREGA DOS PRÊMIOS
• Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.
• Receberão menção honrosa os classificados do 4° ao 10° lugar.
OUTRAS INFORMAÇÕES
• A participação nestes concursos implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
• Ao fazer sua inscrição, o concorrente acata os termos deste regulamento, ficando sujeito à desclassificação pelo não cumprimento do mesmo.
• Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora.
REALIZAÇÃO:
EDUFU – EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA, 2121 - BLOCO 1S - TÉRREO
CAMPUS SANTA MÔNICA - UBERLÂNDIA - MG
TELEFONE: (34) 3239- 4293 / 3239-4533
APOIO:
PROEX – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS
e
ILEEL – INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA
PPGLET – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA
http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2011/05/31/831519/editora-da-ufu-lanca-2-concurso-cronicas-e-poesias.html
2° Concurso de Crônicas e 2° Concurso de Poesias/EDUFU.
DO CONCURSO
• A EDUFU – Editora da Universidade Federal de Uberlândia – promove o 2° Concurso de Crônicas/EDUFU e 2° Concurso de Poesias/EDUFU.
• Os concursos estão voltados para a promoção da cultura por intermédio da valorização da leitura e da escrita, o que proporciona o surgimento de novos talentos, além de consagrar escritores e poetas nos mais diversos âmbitos: local, regional e nacional.
DA PARTICIPAÇÃO
• Os concursos estão abertos a todos os interessados.
• É vedada a participação de membros da comissão organizadora e julgadora dos concursos e de funcionários da EDUFU.
• Cada autor poderá participará com apenas uma crônica e/ou poesia inédita(s).
• O texto deverá estar escrito de acordo com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa.
• O texto em pdf deverá ser encaminhado, exclusivamente, via e-mail, junto com arquivo suplementar contendo dados autorais (nome e endereço completos, telefones, breve currículo, RG, CPF e e-mail).
DO TEMA
• A crônica e/ou poesia deverão versar sobre o tema: “Fragmentos do cotidiano”
DA INSCRIÇÃO
• O período de inscrição será de 9 de maio a 30 de junho de 2011.
• Não serão aceitas inscrições após a data supramencionada.
• As declarações de participação serão emitidas e enviadas por e-mail no ato da inscrição.
• O texto e o arquivo suplementar deverão ser enviados para os endereços eletrônicos concursocronica_2011@proex.ufu.br (se crônica) e/ou concursopoesia_2011@proex.ufu.br (se poesia).
• A digitação da crônica e/ou poesia deverá obedecer ao seguinte padrão: papel A4, espaçamento duplo, fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, extensão pdf, não devendo apresentar nenhuma outra marca passível de identificação, além do(s) título(s) da crônica e/ou poesia.
• O(s) texto(s) deve(m) ser inédito(s), ou seja, não pode(m) ter sido publicado(s) em livros, jornais, revistas ou qualquer outro veículo impresso. As crônicas e/ou poesias publicadas apenas na Internet serão consideradas “inéditas”.
• A inscrição dos textos não implica na publicação de livro impresso pela EDUFU.
DA AVALIACÃO
• A avaliação dos trabalhos será realizada por duas comissões julgadoras distintas, designadas pela EDUFU.
• A avaliação dos textos será realizada com base nos seguintes critérios: tema, criatividade, estrutura do texto e correção ortográfica.
• A decisão de cada comissão será soberana e irrevogável.
DO RESULTADO
• A avaliação dos textos será realizada com base nos seguintes critérios: tema, criatividade, estrutura do texto e ortografia.
• O resultado será divulgado no dia 30 de setembro de 2011, via Internet e mídia impressa, e os vencedores serão notificados via e-mail.
• Em caso de fraude comprovada (cópia/plágio, etc.), o finalista será excluído automaticamente do concurso e sua premiação passará ao participante subsequente, conforme a classificação.
DA ENTREGA DOS PRÊMIOS
• Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.
• Receberão menção honrosa os classificados do 4° ao 10° lugar.
OUTRAS INFORMAÇÕES
• A participação nestes concursos implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
• Ao fazer sua inscrição, o concorrente acata os termos deste regulamento, ficando sujeito à desclassificação pelo não cumprimento do mesmo.
• Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora.
REALIZAÇÃO:
EDUFU – EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA, 2121 - BLOCO 1S - TÉRREO
CAMPUS SANTA MÔNICA - UBERLÂNDIA - MG
TELEFONE: (34) 3239- 4293 / 3239-4533
APOIO:
PROEX – PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS
e
ILEEL – INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA
PPGLET – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
MESTRADO EM TEORIA LITERÁRIA
http://noticias.universia.com.br/tempo-livre/noticia/2011/05/31/831519/editora-da-ufu-lanca-2-concurso-cronicas-e-poesias.html
quinta-feira, junho 02, 2011
Só escritoras
EDITH quer conhecer as novas escritoras do Brasil.
Quer encontrar, revelar e promover a literatura produzida pelas mulheres das cinco regiões do país.
O concurso só escritoras convida autoras, de qualquer idade, crença, classe, opinião, partido político e gênero literário – entre poesia, conto, romance ou crônica – a enviarem originais de seus livros inéditos, com exceção de obras destinadas ao público infanto-juvenil.
Uma Comissão de Seleção irá premiar uma autora, segundo a qualidade literária da obra enviada.
A escritora vencedora terá sua obra editada e publicada pela EDITH, com participação e lançamento na Balada Literária 2011, um dos mais importantes e, sem dúvida, o mais divertido encontro literário do país.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de junho.
Então mulheres escritoras deste país, leiam abaixo o regulamento e participem.
REGULAMENTO
1. Quem pode participar
O concurso é destinado exclusivamente a escritoras, sem restrição de idade, brasileiras ou residentes no Brasil há mais de 2 (dois) anos e que possuam obras inéditas, escritas originalmente em português.
Entende-se por “obras” os trabalhos em formato de livro completo, acabado, e não publicado, e não textos individuais (ex.: um conto ou um poema).
Entende-se por “inéditas” as obras que não tenham sido publicadas integralmente em livro. A autora pode ter participado de antologias e coleções com outros textos ou com fragmentos da obra com a qual deseja concorrer.
Cada autora poderá inscrever apenas 01 (uma) obra no Concurso.
2. Gêneros
Serão aceitas obras nos gêneros: poesia, conto, romance ou crônica.
Não há restrição temática para a inscrição das obras.
3. Período de Inscrição
O período de inscrição é de 11 de abril a 17 de junho de 2011.
Só serão aceitas as inscrições que tiverem suas respectivas obras enviadas até o dia 17 de junho, impreterivelmente, sendo considerada esta a data limite de postagem dos originais nos Correios e de envio da versão eletrônica.
4. Como realizar a inscrição
1 – Preencha com seu dados o formulário disponível aqui.
2 – Faça o depósito da taxa de inscrição de R$ 20,00 na conta:
Banco Itaú (Agência 0236. Conta 71382 – 2) em nome de Luis Rafael de Moraes Monteiro
obs: a taxa de inscrição cobrada a todas as participantes será revertida para o custeio de edição e impressão da obra selecionada, não havendo devolução deste valor em qualquer hipótese.
3 – Copie o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no campo indicado no formulário
4 – Clique no botão “enviar”, ao final do formulário.
5 – Envie duas cópias impressas da obra com a qual deseja concorrer para Rua Augusta 869, cjto. 83 – Consolação. São Paulo – SP. CEP: 01305-100. Aos cuidados de Luis Rafael Monteiro.
Além das cópias impressas, deverá ser enviada uma cópia da obra por e-mail para o endereço emaildaedith@gmail.com. O arquivo deve ser enviado em Word (.doc) ou em PDF.
Em ambos os casos (versão impressa e digital), o texto deve estar em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5. As cópias enviadas pelos Correios deverão ter suas páginas numeradas e impressas em papel carta ou A4, grampeadas ou encadernadas. Na primeira página de cada cópia, bem como na parte externa do envelope, deverão constar o titulo da obra e o pseudônimo do autor.
Poderão ser inscritos originais com ilustrações já inseridas, porém apenas o texto será julgado. Havendo publicação da obra, EDITH poderá optar por ilustrá-la segundo critérios próprios de editoração.
Não há limite de número de páginas para a obra.
Não haverá devolução das cópias enviadas.
5. Avaliação
As obras inscritas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção formada por membros da Edith e por escritores e editores convidados. A Comissão de Seleção será soberana em suas decisões e se reservará ao direito de não realizar a premiação do concurso caso as obras não atinjam a qualidade literária esperada.
6. Resultados e premiação
O resultado do concurso será divulgado até o dia 15 de setembro de 2011 no site http://visiteedith.com/. A autora selecionada receberá a notificação por e-mail ou telefone.
A autora selecionada receberá como premiação:
1) Edição e publicação da obra pelo selo EDITH até novembro de 2011.
2) Impressão de 300 cópias para distribuição e venda.
(a EDITH trabalha por demanda, por isso serão impressos inicialmente 300 exemplares.)
3) Cota de 25 cópias de autor.
4) Lançamento do livro e participação na Balada Literária, como convidada de EDITH, em novembro de 2011.
5) A Balada Literária acontece em São Paulo Capital. Sendo a autora vencedora oriunda de uma outra cidade, o evento cobrirá despesas com passagens aéreas ou terrestres (ida e volta), hospedagem e refeições, apenas no período em que ela participará do evento. Não há direito a acompanhante.
7. Edição e venda da obra
EDITH terá exclusividade na edição da obra vencedora, assim como o direito de reimprimir novas tiragens para distribuição e venda pelo período de 02 (dois anos) a contar da data da primeira impressão.
A autora premiada receberá cota de 10% do número de exemplares, sempre que houver novas tiragens.
O dinheiro arrecadado com a venda dos livros será revertido para outras publicações da EDITH – não haverá pagamento, em espécie, para a autora do livro vencedor.
Por ser uma editora pequena, a EDITH tem uma distribuição limitada, não podendo ser exigida, por parte da autora, uma cobertura nacional. A venda da EDITH, exceto algumas livrarias parceiras, concentra-se no site da editora, onde o livro vencedor terá amplo destaque.
A EDITH divulgará, junto aos órgãos de comunicação, o livro vencedor, o que não implica ser de responsabilidade da editora uma assessoria de imprensa exclusiva para a autora do livro.
8. Disposições finais
Não poderão participar deste Concurso os membros de EDITH e eventuais convidados para a Comissão de Seleção, assim como seus parentes em primeiro e segundo graus.
Ao realizar a inscrição neste concurso, a autora expressa seu aceite a todas as disposições contidas neste regulamento.
O não cumprimento de qualquer das disposições envolvidas neste regulamento acarretará na inabilitação da autora concorrente.
Os casos omissos neste regulamento serão avaliados e decididos pela Comissão de Seleção.
Em caso de dúvidas relacionadas à inscrição, escreva para emaildaedith@gmail.com
Quer encontrar, revelar e promover a literatura produzida pelas mulheres das cinco regiões do país.
O concurso só escritoras convida autoras, de qualquer idade, crença, classe, opinião, partido político e gênero literário – entre poesia, conto, romance ou crônica – a enviarem originais de seus livros inéditos, com exceção de obras destinadas ao público infanto-juvenil.
Uma Comissão de Seleção irá premiar uma autora, segundo a qualidade literária da obra enviada.
A escritora vencedora terá sua obra editada e publicada pela EDITH, com participação e lançamento na Balada Literária 2011, um dos mais importantes e, sem dúvida, o mais divertido encontro literário do país.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de junho.
Então mulheres escritoras deste país, leiam abaixo o regulamento e participem.
REGULAMENTO
1. Quem pode participar
O concurso é destinado exclusivamente a escritoras, sem restrição de idade, brasileiras ou residentes no Brasil há mais de 2 (dois) anos e que possuam obras inéditas, escritas originalmente em português.
Entende-se por “obras” os trabalhos em formato de livro completo, acabado, e não publicado, e não textos individuais (ex.: um conto ou um poema).
Entende-se por “inéditas” as obras que não tenham sido publicadas integralmente em livro. A autora pode ter participado de antologias e coleções com outros textos ou com fragmentos da obra com a qual deseja concorrer.
Cada autora poderá inscrever apenas 01 (uma) obra no Concurso.
2. Gêneros
Serão aceitas obras nos gêneros: poesia, conto, romance ou crônica.
Não há restrição temática para a inscrição das obras.
3. Período de Inscrição
O período de inscrição é de 11 de abril a 17 de junho de 2011.
Só serão aceitas as inscrições que tiverem suas respectivas obras enviadas até o dia 17 de junho, impreterivelmente, sendo considerada esta a data limite de postagem dos originais nos Correios e de envio da versão eletrônica.
4. Como realizar a inscrição
1 – Preencha com seu dados o formulário disponível aqui.
2 – Faça o depósito da taxa de inscrição de R$ 20,00 na conta:
Banco Itaú (Agência 0236. Conta 71382 – 2) em nome de Luis Rafael de Moraes Monteiro
obs: a taxa de inscrição cobrada a todas as participantes será revertida para o custeio de edição e impressão da obra selecionada, não havendo devolução deste valor em qualquer hipótese.
3 – Copie o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no campo indicado no formulário
4 – Clique no botão “enviar”, ao final do formulário.
5 – Envie duas cópias impressas da obra com a qual deseja concorrer para Rua Augusta 869, cjto. 83 – Consolação. São Paulo – SP. CEP: 01305-100. Aos cuidados de Luis Rafael Monteiro.
Além das cópias impressas, deverá ser enviada uma cópia da obra por e-mail para o endereço emaildaedith@gmail.com. O arquivo deve ser enviado em Word (.doc) ou em PDF.
Em ambos os casos (versão impressa e digital), o texto deve estar em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5. As cópias enviadas pelos Correios deverão ter suas páginas numeradas e impressas em papel carta ou A4, grampeadas ou encadernadas. Na primeira página de cada cópia, bem como na parte externa do envelope, deverão constar o titulo da obra e o pseudônimo do autor.
Poderão ser inscritos originais com ilustrações já inseridas, porém apenas o texto será julgado. Havendo publicação da obra, EDITH poderá optar por ilustrá-la segundo critérios próprios de editoração.
Não há limite de número de páginas para a obra.
Não haverá devolução das cópias enviadas.
5. Avaliação
As obras inscritas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção formada por membros da Edith e por escritores e editores convidados. A Comissão de Seleção será soberana em suas decisões e se reservará ao direito de não realizar a premiação do concurso caso as obras não atinjam a qualidade literária esperada.
6. Resultados e premiação
O resultado do concurso será divulgado até o dia 15 de setembro de 2011 no site http://visiteedith.com/. A autora selecionada receberá a notificação por e-mail ou telefone.
A autora selecionada receberá como premiação:
1) Edição e publicação da obra pelo selo EDITH até novembro de 2011.
2) Impressão de 300 cópias para distribuição e venda.
(a EDITH trabalha por demanda, por isso serão impressos inicialmente 300 exemplares.)
3) Cota de 25 cópias de autor.
4) Lançamento do livro e participação na Balada Literária, como convidada de EDITH, em novembro de 2011.
5) A Balada Literária acontece em São Paulo Capital. Sendo a autora vencedora oriunda de uma outra cidade, o evento cobrirá despesas com passagens aéreas ou terrestres (ida e volta), hospedagem e refeições, apenas no período em que ela participará do evento. Não há direito a acompanhante.
7. Edição e venda da obra
EDITH terá exclusividade na edição da obra vencedora, assim como o direito de reimprimir novas tiragens para distribuição e venda pelo período de 02 (dois anos) a contar da data da primeira impressão.
A autora premiada receberá cota de 10% do número de exemplares, sempre que houver novas tiragens.
O dinheiro arrecadado com a venda dos livros será revertido para outras publicações da EDITH – não haverá pagamento, em espécie, para a autora do livro vencedor.
Por ser uma editora pequena, a EDITH tem uma distribuição limitada, não podendo ser exigida, por parte da autora, uma cobertura nacional. A venda da EDITH, exceto algumas livrarias parceiras, concentra-se no site da editora, onde o livro vencedor terá amplo destaque.
A EDITH divulgará, junto aos órgãos de comunicação, o livro vencedor, o que não implica ser de responsabilidade da editora uma assessoria de imprensa exclusiva para a autora do livro.
8. Disposições finais
Não poderão participar deste Concurso os membros de EDITH e eventuais convidados para a Comissão de Seleção, assim como seus parentes em primeiro e segundo graus.
Ao realizar a inscrição neste concurso, a autora expressa seu aceite a todas as disposições contidas neste regulamento.
O não cumprimento de qualquer das disposições envolvidas neste regulamento acarretará na inabilitação da autora concorrente.
Os casos omissos neste regulamento serão avaliados e decididos pela Comissão de Seleção.
Em caso de dúvidas relacionadas à inscrição, escreva para emaildaedith@gmail.com
UFMG - Concurso literário Guimarães Rosa 2011 recebe inscrições até 30 de junho
Estão abertas até 30 de junho as inscrições para o concurso literário Guimarães Rosa 2011. A seleção, antes restrita a universitários, nesta edição também é aberta a alunos do ensino médio e escritores em geral. Organizada pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames- MG) com apoio da Faculdade de Medicina da UFMG, a premiação integra as comemorações do centenário da Faculdade. Podem ser inscritos contos ou poemas, em língua portuguesa, sobre o tema Guimarães Rosa: vida e obra. Os inscritos serão divididos em três grupos: estudantes de nível médio, universitários e demais escritores. A ideia é que, dessa forma, cada vez mais aspirantes a escritores possam ter seus talentos revelados. “Na última ediçã, tivemos premiados de vários lugares do país. Alguns da UFMG, mas também do Pará e Rio de Janeiro”, afirma José Carlos Serufo, professor do Departamento de Clínica Médica e membro da Sobrames.
Em cada grupo, serão selecionados 30 trabalhos, sendo 15 poesias e 15 contos, para apresentação oral na Faculdade de Medicina da UFMG, nos dias 19 e 20 de agosto de 2011, durante a 5ª Jornada Guimarães Rosa.
Os três primeiros lugares de cada categoria também terão seus textos publicados nas páginas eletrôncas da Sobrames-MG e da Faculdade de Medicina da UFMG.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitos pelo site da Sobrames-MG, onde está disponível também o edital do concurso. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sobramesbrasil@gmail.com.
(Com Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG)
Em cada grupo, serão selecionados 30 trabalhos, sendo 15 poesias e 15 contos, para apresentação oral na Faculdade de Medicina da UFMG, nos dias 19 e 20 de agosto de 2011, durante a 5ª Jornada Guimarães Rosa.
Os três primeiros lugares de cada categoria também terão seus textos publicados nas páginas eletrôncas da Sobrames-MG e da Faculdade de Medicina da UFMG.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitos pelo site da Sobrames-MG, onde está disponível também o edital do concurso. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sobramesbrasil@gmail.com.
(Com Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG)
IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011 (15/06)
O concurso cultural denominado IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011 é promovido pela Canon do Brasil Ind. e Com. Ltda, pessoa jurídica estabelecida na Cidade de São Paulo, inscrita no CNPJ sob o nº 046.266.771/0001-26, pela Fábrica de Livros, selo editorial do Grupo Editorial Scortecci, para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes no Brasil.
Tem por objetivo descobrir novos talentos, promover a literatura e difundir a impressão digital de livros no Brasil. Este concurso é exclusivamente de cunho cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos concorrentes, estando aberto à participação de todos que assim o desejarem, sendo promovido pela empresa de acordo com a Lei n. 5768/71 e Decreto 70.951/72.
REGULAMENTO
Inscrições: 15 de abril de 2011 até 15 de junho de 2011.
Ao fazer a inscrição, o Autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra em antologia e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
O Autor poderá participar com 1 (uma) POESIA, de no máximo 5 (cinco) mil caracteres. Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
O tema é livre e a inscrição grátis. A POESIA deverá ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo. Não há obrigatoriedade de ser inédita.
Inscrições somente pela Internet (ficha de inscrição) através do Portal Concursos e Prêmios Literários
A Parceria Canon do Brasil e Grupo Editorial Scortecci escolherão uma Comissão Julgadora composta de três membros de renomado prestígio literário e uma Comissão Organizadora que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.
PRÊMIO:
Publicação da obra em antologia do IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011, selo editorial Fábrica de Livros / Scortecci, reunindo por ordem alfabética, 50 (cinquenta) POESIAS e seus AUTORES (minibiografia), conforme seleção e escolha irrevogável da Comissão Julgadora.
Características da obra: 1500 (mil e quinhentos) exemplares, formato 14 x 20,7 cm, com aproximadamente 100 páginas, ISBN e Ficha Catalográfica.
A obra NÃO será comercializada e sua venda proibida.
Os 50 (cinquenta) participantes escolhidos com as melhores POESIAS receberão como prêmio e a título de Direito Autoral, 10 (dez) exemplares da obra, além da divulgação e promoção da poesia pela Canon do Brasil pelo período de um ano em ações de Marketing e Propaganda.
Os livros de direito dos Autores Vencedores serão entregues no dia do lançamento da Antologia, em data e local a ser definido, posteriormente, pela Canon do Brasil. Os Autores Vencedores que não puderem comparecer ao evento receberão seus livros pelo correio.
CRONOGRAMA:
- Inscrições: 15 de abril de 2011 a 15 de junho de 2011.
- Período de seleção: Julho e Agosto de 2011.
- Resultado: Setembro de 2011.
- Edição e Impressão da obra: Outubro de 2011.
- Lançamento da Antologia, em São Paulo, Capital: Dezembro de 2011.
INFORMAÇÕES:
premiocanon2011@concursosliterarios.com.br
Telefones: (11) 3032.1179 ou (11) 3032.6501
Fonte: Portal Concursos e Prêmios Literários
Tem por objetivo descobrir novos talentos, promover a literatura e difundir a impressão digital de livros no Brasil. Este concurso é exclusivamente de cunho cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos concorrentes, estando aberto à participação de todos que assim o desejarem, sendo promovido pela empresa de acordo com a Lei n. 5768/71 e Decreto 70.951/72.
REGULAMENTO
Inscrições: 15 de abril de 2011 até 15 de junho de 2011.
Ao fazer a inscrição, o Autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra em antologia e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
O Autor poderá participar com 1 (uma) POESIA, de no máximo 5 (cinco) mil caracteres. Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
O tema é livre e a inscrição grátis. A POESIA deverá ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo. Não há obrigatoriedade de ser inédita.
Inscrições somente pela Internet (ficha de inscrição) através do Portal Concursos e Prêmios Literários
A Parceria Canon do Brasil e Grupo Editorial Scortecci escolherão uma Comissão Julgadora composta de três membros de renomado prestígio literário e uma Comissão Organizadora que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.
PRÊMIO:
Publicação da obra em antologia do IV Prêmio Literário Canon de Poesia 2011, selo editorial Fábrica de Livros / Scortecci, reunindo por ordem alfabética, 50 (cinquenta) POESIAS e seus AUTORES (minibiografia), conforme seleção e escolha irrevogável da Comissão Julgadora.
Características da obra: 1500 (mil e quinhentos) exemplares, formato 14 x 20,7 cm, com aproximadamente 100 páginas, ISBN e Ficha Catalográfica.
A obra NÃO será comercializada e sua venda proibida.
Os 50 (cinquenta) participantes escolhidos com as melhores POESIAS receberão como prêmio e a título de Direito Autoral, 10 (dez) exemplares da obra, além da divulgação e promoção da poesia pela Canon do Brasil pelo período de um ano em ações de Marketing e Propaganda.
Os livros de direito dos Autores Vencedores serão entregues no dia do lançamento da Antologia, em data e local a ser definido, posteriormente, pela Canon do Brasil. Os Autores Vencedores que não puderem comparecer ao evento receberão seus livros pelo correio.
CRONOGRAMA:
- Inscrições: 15 de abril de 2011 a 15 de junho de 2011.
- Período de seleção: Julho e Agosto de 2011.
- Resultado: Setembro de 2011.
- Edição e Impressão da obra: Outubro de 2011.
- Lançamento da Antologia, em São Paulo, Capital: Dezembro de 2011.
INFORMAÇÕES:
premiocanon2011@concursosliterarios.com.br
Telefones: (11) 3032.1179 ou (11) 3032.6501
Fonte: Portal Concursos e Prêmios Literários
7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso
Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. O concurso visa incentivar o hábito da leitura e a expressão autoral através da escrita. O evento, que é realizado via web e com abrangência nacional, é aberto para escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Informações e inscrições pelo site: www.ecofuturo.org.br/concursocultural.
Academia Jundiaiense de Letras lança concurso estadual de crônicas
A Academia Jundiaiense de Letras (AJL) lançou seu primeiro concurso literário, com patrocínio exclusivo da empresa Astra. A iniciativa visa revelar novos talentos e estimular a produção literária por pessoas interessadas na arte de escrever. As 20 melhores crônicas serão publicadas em um livro que será distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas do estado de São Paulo. Além disso, os três primeiros colocados vão ganhar um prêmio em dinheiro no valor, respectivamente, de R$ 5.000,00, R$ 3.000,00 e R$ 2.000,00.
A inscrição da crônica, cujo tema será livre, poderá ser feita de 27 de maio a 27 de junho de 2011 pelo site www.concursoliterarioajl.com.br, que também traz o regulamento do concurso. Para participar, basta residir no estado de São Paulo e ter mais de 21 anos. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho individual, inédito e escrito em língua portuguesa. O limite máximo de cada texto é 5.000 caracteres com espaço.
A comissão julgadora, composta por membros da Academia Jundiaiense de Letras e da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ), selecionará as 20 melhores crônicas, que serão divulgadas no dia 28 de julho. No dia 9 de setembro, acontecerá a solenidade de premiação para anunciar os três primeiros lugares e lançar o livro originado pelo concurso. Na ocasião, também serão lançados dois outros livros: a Antologia da Academia Jundiaiense de Letras e a Antologia da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí.
A expectativa da Academia Jundiaiense de Letras é tornar o concurso literário em um evento fixo no calendário da cidade. Na visão da AJL, além de ser um incentivo à cultura, a iniciativa promoverá as letras e demais atividades artísticas de Jundiaí em âmbito estadual. Por outro lado, os temas enfocados no concurso poderão gerar reflexões que resultem em ações na cidade e em outros municípios, promovendo interação social.
A patrocinadora Astra, indústria do setor de construção civil sediada em Jundiaí, também aposta no ganho social promovido pela iniciativa. "Há muitos anos, nós incentivamos o desenvolvimento do conhecimento e da cultura dos nossos colaboradores e da sociedade ao nosso redor, promovendo projetos de qualidade, como a Olimpíada de Matemática e os Concertos Astra-Finamax. O Concurso de Crônicas vem complementar estas ações, com a possibilidade de atingir um público maior e diferente do que atingimos com os outros projetos. Entendemos que tudo isto nos faz diferentes e nos dá um retorno social muito positivo”, conclui Manoel Flores, diretor superintendente da empresa.
VEJA MAIS
www.concursoliterarioajl.com.br
www.facebook.com/concursoliterarioajl
www.twitter.com/concursoajl
A inscrição da crônica, cujo tema será livre, poderá ser feita de 27 de maio a 27 de junho de 2011 pelo site www.concursoliterarioajl.com.br, que também traz o regulamento do concurso. Para participar, basta residir no estado de São Paulo e ter mais de 21 anos. Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho individual, inédito e escrito em língua portuguesa. O limite máximo de cada texto é 5.000 caracteres com espaço.
A comissão julgadora, composta por membros da Academia Jundiaiense de Letras e da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (AFLAJ), selecionará as 20 melhores crônicas, que serão divulgadas no dia 28 de julho. No dia 9 de setembro, acontecerá a solenidade de premiação para anunciar os três primeiros lugares e lançar o livro originado pelo concurso. Na ocasião, também serão lançados dois outros livros: a Antologia da Academia Jundiaiense de Letras e a Antologia da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí.
A expectativa da Academia Jundiaiense de Letras é tornar o concurso literário em um evento fixo no calendário da cidade. Na visão da AJL, além de ser um incentivo à cultura, a iniciativa promoverá as letras e demais atividades artísticas de Jundiaí em âmbito estadual. Por outro lado, os temas enfocados no concurso poderão gerar reflexões que resultem em ações na cidade e em outros municípios, promovendo interação social.
A patrocinadora Astra, indústria do setor de construção civil sediada em Jundiaí, também aposta no ganho social promovido pela iniciativa. "Há muitos anos, nós incentivamos o desenvolvimento do conhecimento e da cultura dos nossos colaboradores e da sociedade ao nosso redor, promovendo projetos de qualidade, como a Olimpíada de Matemática e os Concertos Astra-Finamax. O Concurso de Crônicas vem complementar estas ações, com a possibilidade de atingir um público maior e diferente do que atingimos com os outros projetos. Entendemos que tudo isto nos faz diferentes e nos dá um retorno social muito positivo”, conclui Manoel Flores, diretor superintendente da empresa.
VEJA MAIS
www.concursoliterarioajl.com.br
www.facebook.com/concursoliterarioajl
www.twitter.com/concursoajl
Assinar:
Postagens (Atom)